Pioneiro na adoção da tecnologia da TOTVS no Recife, o food truck conseguiu melhorar a gestão das vendas, elaborar campanhas de marketing com mais resultados e estruturar um plano de expansão por meio de franquias
O Zirkus Churros, food truck com temática circense que comercializa churros especiais no Recife, adotou o Bemacash para gerenciar sua operação. A solução ponto de venda completa da TOTVS, formada por software e hardware integrados, garante a mobilidade necessária ao empreendimento e ajudou a empresa a testar a aceitação de novos produtos pelos clientes.
Até 2016, o controle era feito com papel. Segundo André Vita, sócio proprietário do Zirkus Churros, era possível gerenciar a operação e acompanhar o faturamento, mas, além de ser mais difícil fazer a gestão com base em anotações em cadernos e Excel, não conseguia saber o quanto era vendido de cada produto. “Fazíamos um controle diário, mas era um trabalho cansativo e que exigia esforço e tempo. Com o Bemacash é mais rápido e simples controlar a operação e consigo acompanhar os produtos que mais saem e programar melhor a produção e a compra, reduzindo assim, o desperdício”.
Para se ter uma ideia, com base nas informações extraídas da solução da TOTVS, agora o Zirkus Churros consegue preparar massa para dois dias, sem sobras ou desperdício. Isso garante a qualidade e o frescor do produto e só é possível devido à precisão dos dados. Os relatórios emitidos pela ferramenta ajudam, inclusive, no direcionamento da estratégia de marketing da empresa. Sabendo quais as mercadorias que mais saem e as que tem menor saída, os empreendedores criam combos e promoções para impulsionar as vendas.
A tecnologia também ajudou a testar novos produtos e a aumentar o faturamento. “O Bemacash nos mostrou, por exemplo, o quanto a batata frita estava vendendo e, com base nisso, decidimos estimular ainda mais a mercadoria. Essa decisão foi bastante acertada, pois com a crise, houve uma queda na venda do produto principal. Hoje, faturo o mesmo do que apenas com churros, porém, se eu não tivesse diversificado o cardápio, meu faturamento teria caído pela metade”, afirma Vita.
Outro ponto importante da adoção das ferramentas é o controle de pedidos. A compra é feita no tablet do Bemacash e o produto só é preparado quando o funcionário que o manuseia recebe o comprovante. O sistema emite ainda um papel com um número da compra, que é usado para entregá-lo ao cliente correto. Esse cruzamento de dados está sendo fundamental para os sócios formatarem um modelo de franquias, que deve começar pelo Nordeste ainda em 2017.
Mais do que apoiar a administração da empresa, a tecnologia da TOTVS oferece outros benefícios aos proprietários dos estabelecimentos. Por ser pequeno e ocupar pouco espaço, facilita a adoção pelos food trucks, que têm um ambiente físico menor. Tudo isso aliado à mobilidade, que permite que eles estejam cada dia em um lugar sem se preocupar em carregar um computador e ajuda a oferecer uma experiência de compra melhor aos consumidores. “Quando recebemos um cliente idoso ou com dificuldade de locomoção, levamos o tablet até a mesa para emitir o pedido. Além disso, inserimos fotos dos produtos no dispositivo, facilitando, assim, a escolha”.
O empreendedor ressalta ainda o custo de implantação. O mercado oferece opções em que é necessário comprar equipamentos, como impressora térmica e um tablet ou um computador. Como a oferta da TOTVS é comercializada em um pacote único e por meio de uma mensalidade, facilita a aquisição e reduz o investimento inicial.
“Desenvolvemos o Bemacash para levar às micro e pequenas empresas uma solução completa e acessível financeiramente que contribui para o crescimento do negócio. Hoje, a tecnologia conta com funções específicas para atender as demandas de cada segmento de mercado, inclusive o de food trucks”, comenta Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.
Além de ser proprietário do Zirkus Churros, Vita tem uma agência que organiza eventos com food trucks em shoppings e lugares públicos, a Na Rua Tem. Com os resultados conquistados, ele recomendou o Bemacash a todos os donos de food trucks do Recife e hoje grande parte deles utiliza a tecnologia da fornecedora brasileira.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
Até 2016, o controle era feito com papel. Segundo André Vita, sócio proprietário do Zirkus Churros, era possível gerenciar a operação e acompanhar o faturamento, mas, além de ser mais difícil fazer a gestão com base em anotações em cadernos e Excel, não conseguia saber o quanto era vendido de cada produto. “Fazíamos um controle diário, mas era um trabalho cansativo e que exigia esforço e tempo. Com o Bemacash é mais rápido e simples controlar a operação e consigo acompanhar os produtos que mais saem e programar melhor a produção e a compra, reduzindo assim, o desperdício”.
Para se ter uma ideia, com base nas informações extraídas da solução da TOTVS, agora o Zirkus Churros consegue preparar massa para dois dias, sem sobras ou desperdício. Isso garante a qualidade e o frescor do produto e só é possível devido à precisão dos dados. Os relatórios emitidos pela ferramenta ajudam, inclusive, no direcionamento da estratégia de marketing da empresa. Sabendo quais as mercadorias que mais saem e as que tem menor saída, os empreendedores criam combos e promoções para impulsionar as vendas.
A tecnologia também ajudou a testar novos produtos e a aumentar o faturamento. “O Bemacash nos mostrou, por exemplo, o quanto a batata frita estava vendendo e, com base nisso, decidimos estimular ainda mais a mercadoria. Essa decisão foi bastante acertada, pois com a crise, houve uma queda na venda do produto principal. Hoje, faturo o mesmo do que apenas com churros, porém, se eu não tivesse diversificado o cardápio, meu faturamento teria caído pela metade”, afirma Vita.
Outro ponto importante da adoção das ferramentas é o controle de pedidos. A compra é feita no tablet do Bemacash e o produto só é preparado quando o funcionário que o manuseia recebe o comprovante. O sistema emite ainda um papel com um número da compra, que é usado para entregá-lo ao cliente correto. Esse cruzamento de dados está sendo fundamental para os sócios formatarem um modelo de franquias, que deve começar pelo Nordeste ainda em 2017.
Mais do que apoiar a administração da empresa, a tecnologia da TOTVS oferece outros benefícios aos proprietários dos estabelecimentos. Por ser pequeno e ocupar pouco espaço, facilita a adoção pelos food trucks, que têm um ambiente físico menor. Tudo isso aliado à mobilidade, que permite que eles estejam cada dia em um lugar sem se preocupar em carregar um computador e ajuda a oferecer uma experiência de compra melhor aos consumidores. “Quando recebemos um cliente idoso ou com dificuldade de locomoção, levamos o tablet até a mesa para emitir o pedido. Além disso, inserimos fotos dos produtos no dispositivo, facilitando, assim, a escolha”.
O empreendedor ressalta ainda o custo de implantação. O mercado oferece opções em que é necessário comprar equipamentos, como impressora térmica e um tablet ou um computador. Como a oferta da TOTVS é comercializada em um pacote único e por meio de uma mensalidade, facilita a aquisição e reduz o investimento inicial.
“Desenvolvemos o Bemacash para levar às micro e pequenas empresas uma solução completa e acessível financeiramente que contribui para o crescimento do negócio. Hoje, a tecnologia conta com funções específicas para atender as demandas de cada segmento de mercado, inclusive o de food trucks”, comenta Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.
Além de ser proprietário do Zirkus Churros, Vita tem uma agência que organiza eventos com food trucks em shoppings e lugares públicos, a Na Rua Tem. Com os resultados conquistados, ele recomendou o Bemacash a todos os donos de food trucks do Recife e hoje grande parte deles utiliza a tecnologia da fornecedora brasileira.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.