Websérie retrata Parques Nacionais para estimular visitação

Dividida em quatro episódios, a segunda temporada da websérie do movimento Pé no Parque apresenta Parque Nacional no litoral paranaense para atrair visitantes e contribuir com o desenvolvimento da região

Com o objetivo de estimular a visitação em Parques Nacionais, fortalecer áreas protegidas e contribuir com o desenvolvimento regional no entorno desses atrativos naturais, o movimento Pé no Parque lança nesta quarta-feira (13) sua segunda websérie. Desta vez, os episódios retratam os encantos, as histórias e as curiosidades do Parque Nacional do Superagui, no Litoral Norte do Paraná.
Os quatro episódios da série serão publicados sempre às quartas-feiras, com todo conteúdo disponibilizado até o começo de abril. O primeiro capítulo – “A joia do litoral paranaense” – apresenta paisagens de baía, rios, manguezais, ilhas intocadas e praia deserta, além de personagens que mantêm viva em Superagui a cultura do povo caiçara, habitantes tradicionais dos litorais do Sul e do Sudeste. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do Youtube do WikiParques, plataforma colaborativa sobre Unidades de Conservação nacionais.
Os demais episódios da websérie resgatam a história de Superagui e as raízes caiçaras com o fandango – dança popular regional – e os sambaquis – depósitos ancestrais de conchas, ossos e artefatos –; apresentam a fauna diversa da região e a espetacular revoada dos papagaios-de-cara-roxa; e mostram o envolvimento da comunidade para promover o turismo na região. Cada episódio tem aproximadamente cinco minutos de duração e reúne belas imagens, informações relevantes e depoimentos emocionantes.
“A beleza é uma poderosa ferramenta de conservação porque ela traduz de forma muito simples, por meio de imagens, o quão importante e especial é um lugar. As belas imagens captadas nos parques guardam paisagens impressionantes e muitas vezes desconhecidas pelas pessoas. Com falas acessíveis de personagens locais, esperamos fazer o público valorizar mais os parques e a proteção da natureza, além de estimular a visitação dessas áreas”, explica a roteirista do projeto Duda Menegassi.
“Promover a natureza e os benefícios que ela nos proporciona é essencial para estimular a visitação nas Unidades de Conservação. Isso aquece a economia e gera desenvolvimento, além de garantir bem-estar e qualidade de vida ao turista e a quem vive nessas regiões”, afirma a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.
Superagui
Com cerca de 34 mil hectares em Guaraqueçaba (PR), divisa com São Paulo, o Parque Nacional do Superagui foi criado em 1989 para proteger ecossistemas de Mata Atlântica, costeiros, restingas e manguezais e espécies ameaçadas, como o mico-leão-de-cara-preta, que só é encontrado nessa região do planeta. Entre os principais atrativos do parque estão a revoada dos papagaios na Ilha do Pinheiro, os 38 quilômetros de praia selvagem da Praia Deserta e a cultura caiçara – da gastronomia ao fandango. Não há cobrança de ingresso e o acesso ao parque é feito a barco, a partir de Paranaguá (PR) ou Guaraqueçaba, com destino à Vila de Superagui.
“Um parque tem como um dos seus objetivos a visitação. Não apenas como lazer, mas como uma vivência que agregue a natureza, a cultura, a história. O Superagui tem um potencial enorme para o turismo. Porém, o turismo aqui tem esse caráter de autogestão de base comunitária e precisamos respeitar o tempo e interesse das comunidades em desenvolver isso”, afirma o gestor substituto do parque, Luiz Condrati, um dos personagens da série.
O Parque Nacional do Superagui também faz parte do movimento Grande Reserva Mata Atlântica, que busca resgatar e fortalecer os principais atrativos turísticos, culturais, de lazer, gastronômicos e naturais no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil e, com isso, contribuir com o desenvolvimento de cidades e comunidades situadas em cerca de 4 milhões de hectares do bioma. Superagui encontra-se nessa área.
O movimento
O Pé no Parque é uma iniciativa conjunta da Associação O Eco, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e WikiParques, que busca aproximar os brasileiros dos parques nacionais a partir do poder transformador do audiovisual. A primeira ação do movimento é a produção de uma websérie sobre Unidades de Conservação que está percorrendo o Brasil. A primeira temporada, lançada em agosto de 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, trouxe ao público o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Ainda em 2019, outros três parques de biomas e regiões diferentes serão apresentados em novas webséries e ações de mobilização com as comunidades e nas redes sociais. O próximo deve ser o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.
Serviço
Lançamento da websérie Pé no Parque – Parque Nacional do Superagui
Episódio 1: “A joia do litoral paranaense”, disponível em 13/03
Episódio 2: “Raízes caiçaras”, disponível em 20/03
Episódio 3: “A revoada dos papagaios”, disponível em 27/03
Episódio 4: “Turismo e comunidade”, disponível em 03/04
Acesso aos vídeos no canal do Youtube do WikiParques.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >