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Muita gente pode até não saber disso, porém o endomarketing pode fazer muito pela empresa, tendo em vista que a comunicação em si é importante em todos os ambientes da sociedade.
Mas quando pensamos nas organizações, a comunicação é essencial porque melhora a relação entre elas e seus colaboradores, portanto, o endomarketing se torna um processo indispensável.
Só que antes de saber o que ele significa, primeiro precisamos saber o que é marketing. Este, por sua vez, pode ser definido como o processo de entendimento das necessidades dos clientes, para satisfazê-las e criar uma boa experiência.
Assim como a marca investe em estratégias para atrair o público externo, precisa fazer a mesma coisa para seu público interno, ou seja, seus colaboradores.
Então, a principal ferramenta para isso é o endomarketing, que utiliza algumas práticas do marketing tradicional, mas voltadas aos funcionários, com o objetivo de melhorar os resultados.
Com isso, a organização consegue alinhar e engajar seus colaboradores, de modo que eles executem suas tarefas da melhor maneira.
Mais do que funcionários felizes, a corporação terá equipes que se sentem parte dela. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é endomarketing e quais práticas devem ser adotadas. Confira!
Entenda o que é endomarketing
Endomarketing é um recurso que une o RH de uma empresa ao departamento de marketing, com o objetivo de melhorar o ambiente interno da corporação e engajar seus colaboradores.
É totalmente diferente do marketing tradicional, voltado para o público externo, já que seu foco são os funcionários. Com isso, mantém todos motivados e em busca dos melhores resultados diariamente.
Por exemplo, dentro de um fabricante de cerca elétrica industrial, várias ações podem compor o endomarketing, como:
- Comunicação interna;
- Políticas de remuneração;
- Eventos;
- Decoração do espaço de trabalho.
É papel do departamento de recursos humanos identificar as necessidades dos colaboradores, os problemas do dia a dia e como está o clima organizacional. Portanto, ele cuida de tudo para que possa motivar os funcionários.
Inclusive, um dos pilares do endomarketing é a comunicação interna, que são canais que possibilitam a comunicação entre os profissionais e a companhia, sendo essencial para um bom relacionamento entre eles.
Agora que você já sabe o que é endomarketing, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre sua importância. Continue a leitura!
A importância do endomarketing
Fazer um bom trabalho em marketing interno traz inúmeros benefícios para a companhia, em seus diversos setores. Para se ter uma ideia, uma empresa que tenha entre 60% e 70% de seus funcionários engajados, consegue conquistar uma taxa de retorno de 24%.
Além disso, um colaborador engajado tem uma performance muito melhor, sendo cerca de 25% maior do que os menos engajados.
Também é importante destacar que a opinião que o público interno tem de uma empresa que faz instalação de alarme, assim como de qualquer outra, influencia na visão do público externo.
Então, um funcionário consegue vender muito mais um produto quando realmente o conhece, mas as vendas são ainda maiores quando ele acredita na solução.
Por outro lado, um profissional desmotivado e insatisfeito pode prejudicar muito a imagem de uma organização. Em seguida, as pessoas começam a acreditar que aquele não é um bom lugar para se trabalhar e até duvidam da qualidade dos produtos e serviços.
Deste modo, o endomarketing resolve esse problema porque melhora a ligação entre a empresa e seus profissionais. Isso acaba por diminuir os índices de rotatividade e aumentar a produtividade.
Conheça as melhores práticas de endomarketing
Sabendo da importância dessa estratégia, vamos falar sobre algumas medidas necessárias para que ela seja implementada. Pois bem, entre os principais pontos que trouxemos neste artigo, estão:
1. Definir os objetivos
As estratégias de endomarketing devem ser desenvolvidas em direção a um objetivo. Com isso, é possível canalizar o que deve ser feito.
Essa ferramenta ajuda a conquistar a lealdade do empregado, além de motivá-lo a entregar os melhores resultados. Então, melhorar a comunicação interna é outro objetivo que pode ser conquistado com o endomarketing.
2. Dar exemplo
É papel dos líderes serem um exemplo para os demais colaboradores. Se o objetivo de, por exemplo, um fabricante de sistema de combate a incêndio é melhorar o relacionamento entre todos, o primeiro passo deve vir de cima.
A cordialidade na comunicação, no tratamento e a atenção dispensada aos funcionários melhora o clima no ambiente de trabalho e faz com que sigam o mesmo exemplo.
3. Motivar o funcionário
É essencial motivar os funcionários da organização, e existem vários meios de fazer isso. Um exemplo são as premiações. Ofereça prêmios para funcionários que batem a meta ou que não faltaram durante todo o mês.
Esses prêmios podem ser em dinheiro, mas existem outros itens que podem ser oferecidos, como ingressos para o cinema, dia de folga, dentre outros.
4. Melhorar a harmonia da equipe
Para melhorar a harmonia entre os membros da equipe, um fabricante de camisas personalizadas, por exemplo, pode investir em ações externas.
É possível pensar em alguma atividade externa com a equipe, como um almoço, o que pode fazer com que todos os membros se integrem e se familiarizem uns com os outros.
5. Melhorar o clima organizacional
Melhorar o ambiente dentro do espaço de trabalho é fundamental, sendo uma das medidas mais importantes para implantar estratégias de endomarketing.
Para isso, mantenha uma comunicação horizontal com os colaboradores, deixando um canal aberto para que eles expressem sua opinião, ofereçam sugestões ou relatem qualquer tipo de problema.
Além dessas medidas, o endomarketing precisa de um passo a passo para ser colocado em prática, como veremos no próximo tópico. Continue com a gente.
Como implantar a estratégia
Para implantar o endomarketing do jeito certo, é necessário investir em algumas ações. Então, para facilitar o processo, separamos alguns dos pontos que devem ser seguidos, sendo eles:
Planejar tudo
É necessário planejar alguns aspectos, antes de colocar o endomarketing em prática, dentre eles o modo como os colaboradores serão abordados. Pense em como será a comunicação com eles, como sistemas internos, e-mails, mural de recados, entre outros.
É no planejamento, também, que um fabricante de rótulos personalizados planeja o que será feito, como premiações, campanhas de conscientização. Ademais, aproveite para definir qual será a bonificação, como bônus, viagens, comissões e outros incentivos.
Conhecer os colaboradores
Conheça bem quem são os funcionários da sua empresa, entendendo suas necessidades, objetivos e desejos. Estabeleça um diálogo e preste atenção ao que dizem, para assim saber como é o perfil comportamental de cada um.
É assim que a companhia consegue criar uma atividade criativa, que traga resultados reais para melhorar a corporação e o clima organizacional dela.
Organizar eventos
Os eventos são muito importantes, como as palestras que destacam tudo o que um fabricante de comanda eletrônica para restaurante, por exemplo, tem feito nos últimos tempos em prol de seus funcionários.
Ademais, os eventos unem os colaboradores em um momento de descontração, ao mesmo tempo em que ajuda a transmitir sua missão, visão e valores. Além disso, é uma forma de mostrar que a companhia se preocupa com o bem-estar de todos.
Independentemente do porte ou segmento de uma corporação, sempre haverá alguma razão para organizar um pequeno evento. Então, um simples treinamento para usar uma ferramenta pode ser motivo para um café da manhã em equipe.
As palestras motivacionais entram nessa lista, e elas são ótimas para garantir o crescimento profissional dos funcionários de uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, o que faz com que eles se sintam mais satisfeitos.
Medir os resultados
Assim como as estratégias de marketing tradicional, o endomarketing também precisa ser mensurado, por isso, siga todos os resultados obtidos.
Para fazer essa medição, entretanto, é necessário estabelecer os indicadores de desempenho. São eles que mostram os parâmetros para cada atividade dentro do endomarketing.
Uma empresa de transporte refrigerado de alimentos, por exemplo, pode ter como indicador o nível de satisfação de seus colaboradores, retorno sobre investimento (ROI), taxa de absenteísmo, resíduos materiais gerados e produtividade.
Assim, fica mais fácil saber se as ações aplicadas estão dando os resultados esperados ou se alguma coisa precisa ser modificada.
Conclusão
Assim como você cuida da imagem do seu negócio perante os consumidores, precisa cuidar da imagem dele perante os funcionários.
São os empregados que executam as tarefas e processos, para que uma boa solução chegue até seus clientes. Mas se eles não se sentem satisfeitos e engajados, podem impactar diretamente na qualidade do que é oferecido.
Além disso, a falta de engajamento pode prejudicar o clima organizacional e é desagradável trabalhar em um ambiente sem harmonia.
Lembre-se de que é na empresa que os funcionários passam a maior parte do tempo, por isso, eles precisam gostar dela. Então, com as dicas que demos aqui, você vai saber como implementar o endomarketing em sua companhia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.