Multinacional finlandesa foi selecionada para expor sua ferramenta de simulação computacional para treinamento de operadores no International Symposium on Wood, Fiber and Pulping Chemistry, na Itália. A tecnologia visa acelerar startups de fábricas de celulose
Indústrias de papel, celulose e fabricantes de máquinas frequentemente se deparam com desafios em projetos e processos. A simulação computacional é uma ferramenta valiosa e essencial ferramenta para ajustes de produção e experimentos operacionais, facilitando a comunicação entre os sistemas e oferecendo uma solução mais automatizada e eficiente. Líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a Valmet foi convidada – dentre poucas empresas brasileiras – para participar do International Symposium on Wood, Fiber and Pulping Chemistry, realizado em Veneza, na Itália, neste mês de julho.
O especialista de processos da Valmet na América do Sul, Ronnie Marcelo Biasotto, foi o convidado para o renomado evento, onde apresentou o tema Use of Online Training Simulator (OTS) as Accelerator Tool for a Pulp Mill Startup (utilização do Simulador de Treinamento On-line (OTS) como ferramenta aceleradora para startup em fábricas de celulose, em tradução livre), trabalho desenvolvido em co-autoria com o especialista em OTS da Valmet, Rafael Ferreira. O case foi apresentado durante o evento global e contou com uma plateia composta pelos setores acadêmicos e empresariais de todo o mundo. “Foi uma honra apresentar essa tecnologia inédita e de ponta em um evento global de alto nível técnico, como esse simpósio. As discussões foram focadas em trabalhos científicos de empresas e renomadas universidades e institutos de pesquisas”, explicou o palestrante.
Tecnologia Valmet Training Simulator (OTS)
A simulação computacional dos processos produtivos, considerada um dos pilares da Indústria 4.0, tem como objetivo garantir a eficácia da produtividade, redução de recursos financeiros e técnicos, além de melhorar a performance de mercado. Os modelos digitais visam replicar etapas reais dos processos fabris para capacitar gestores e operadores a prever os efeitos causados por eventuais problemas na planta industrial, além de evidenciar potenciais oportunidades de melhorias no processo.
“Os simuladores da Valmet auxiliam no gerenciamento eficiente e seguro das fábricas, desde o momento de inicialização até operações contínuas. Com eles, obtemos resultados que aumentam a competitividade dos negócios de nossos clientes, auxiliando na tomada de decisões e proporcionando benefícios técnicos, logísticos e financeiros”, afirmou Ronnie. A tecnologia apresentada no simpósio é um ambiente virtual que reúne tecnologias avançadas, como inteligência artificial, automação, indústria 4.0, entre outras. “Dentre os principais benefícios, podemos citar a redução do tempo do learning curve do time técnico, além do aumento de confiança dos operadores, proporcionado pelos exerícios simulados, que passam a conhecer a planta industrial antes mesmo de iniciarem a operação, sendo possível esclarecer dúvidas e propor melhorias. Na Fase 1 do projeto o tempo de partida foi reduzido dos previstos 20 dias para 10 dias e, na Fase 2, a fábrica partiu em apenas 10 horas”, explica.
O OTS permite reproduzir com alta precisão o comportamento dinâmico dos equipamentos, abrangendo todas as situações e os cenários de operação on-line, virtualizando todas as máquinas e os sistemas envolvidos na operação da fábrica. Essa ferramenta possibilita treinar a equipe de operadores antes e depois do início das operações, realizar ajustes de produção e experimentos operacionais, além de capacitar novos profissionais que possam ingressar futuramente na equipe, garantindo maior eficiência e agilidade na produção a longo prazo.
Sobre a Valmet
A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.