Valmet adere ao programa de padrinhos da ONG Gerando Falcões

Engajada em ter um papel social ativo e transformador da realidade do Brasil, a Valmet é a mais nova apoiadora do ecossistema Gerando Falcões, que atua em periferias e favelas fomentando a qualificação profissional e proporcionando experiências por meio da cultura e do esporte para quem mora nessas comunidades. A rede, que existe há 11 anos, atua como um propulsor de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar jovens e adultos no mercado de trabalho.

O projeto foi criado pelo empreendedor e ativista Eduardo Lyra para realizar a transformação social e mudar a realidade das periferias. Atendendo mais de 1.200 famílias, a Gerando Falcões é um ecossistema que oferece serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania para as comunidades brasileiras, com foco em quatro pilares: educação, esportes, cultura e renda. A doação da Valmet, que é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, será direcionada ao programa “Circuito Inclusão”, que proporciona lazer e esportes para pessoas com deficiência.

“A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet abrange aspectos ambientais, sociais e de governança como parte integrante de nossa estratégia. Nós nos esforçamos para ser um cidadão corporativo responsável e entendemos que é muito importante agir localmente e criar um impacto positivo nas regiões onde operamos. Com base nesse objetivo, realizamos ações em diferentes setores e programas locais. Dentro dos temas propostos, nossos colaboradores votaram em programas a serem patrocinados no Brasil e no Chile”, afirma o presidente da Valmet da América do Sul, Celso Tacla.

No Chile, a instituição Gente de la Calle foi a mais votada. A iniciativa enfrenta problemas urbanos, promovendo sua erradicação, influenciando políticas públicas, articulando redes e gerando ações de proteção para pessoas em situação de rua e grupos especialmente vulneráveis. “Nós somos muito gratos por poder ajudar pessoas necessitadas e melhorar sua situação de vida”, completa Tacla.

No caso da instituição Gerando Falcões, a multinacional apoia, em específico, o “Circuito Inclusão”, um projeto sem fins lucrativos para promover lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência, ampliando o acesso dessas pessoas ao lazer, esporte e desenvolvimento social. A iniciativa conta um fluxo de voluntários que atuam nos eventos promovidos e nos polos esportivo e cultural. “Garantir direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade é a estratégia da rede Gerando Falcões para erradicar a pobreza da favela. Agora, assegurar os direitos de aprendizagem, esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência e seus familiares, que também estão em contextos de extrema vulnerabilidade social, é ainda mais esporádico, apesar de ser extremamente relevante para nossa sociedade. Essa é a transformação social que a Valmet está fazendo com o apoio ao Circuito Inclusão: a superação das barreiras que limitavam o desenvolvimento de pessoas com deficiência. Isso é extraordinário!”, destaca a gerente da Rede de Líderes do Gerando Falcões, Andréia Lima Schunemann.

Programa de Responsabilidade Social 

Como parte da Agenda de Sustentabilidade 360º, a Valmet possui um Programa de Responsabilidade Social que visa contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global. A iniciativa concentra-se em três pilares que promovem a ciência, a natureza e a igualdade de oportunidades: “Oportunidades iguais para o bem-estar”, “Rumo ao futuro com a ciência” e “Protegendo o planeta para as próximas gerações”. O programa atua em âmbito global na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, China e Ásia-Pacífico. Anualmente, a empresa dedica € 150.000 para diversos projetos locais dessas regiões.

Na Ásia-Pacífico, a Valmet colabora com a The Mirror Foundation para apoiar três escolas rurais com mais de 900 alunos. O programa visa melhorar as condições das instituições de ensino, construindo com melhores instalações sanitárias, disponibilizando água potável, além de reformar uma biblioteca para melhorar o aprendizado. Na região da EMEA, a empresa apoia um orfanato em Jelenia Góra, na Polônia, que se dedica ao bem-estar e educação dos menores residentes.

Na China, a Valmet mantém sua tradição de mais de 12 anos de conceder bolsas de estudos para alunos de graduação em três universidades do setor e estabelece novas bolsas de estudo para alunos de pós-graduação em cinco universidades do setor em colaboração com uma fundação local. Por meio das bolsas, a Valmet quer apoiar o desenvolvimento de talentos industriais e promover a inovação na indústria de papel e celulose. Já na América do Norte, a organização selecionada auxilia crianças com doenças críticas a terem seu desejo de mudança de vida atendido.

“A Valmet opera em mais de 40 países e tem 17.500 funcionários, razão pela qual nossas operações têm impacto em inúmeras comunidades ao redor do mundo. O programa de responsabilidade social concentra-se em projetos que contribuam local e positivamente. Quero agradecer calorosamente a todas as pessoas da Valmet que contribuíram no processo de seleção e no estabelecimento das parcerias locais”, finaliza a vice-presidente sênior de marketing, comunicação, sustentabilidade e relações corporativas da Valmet, Anu Salonsaari-Posti.

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >