Valentine’s Day: de onde a celebração surgiu e como tem sido adotada pelos brasileiros

[flgallery id=2046 /]

O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é tradicionalmente o Dia dos Namorados nos países de língua inglesa. Com a globalização e mistura de culturas, a data tem se tornado mais relevante também em outros locais, como o Brasil, que oficialmente comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho.
Há várias versões sobre a história do Valentine’s Day. Segundo a Britannica Digital Learning o feriado tem origem no festival romano de Lupercalia, realizado em meados de fevereiro, que comemorava a chegada da primavera, e incluía rituais de fertilidade e a formação de casais por sorteio. “No final do século V, o Papa Gelásio I substituiu Lupercalia pelo Dia de São Valentim, que passou a ser celebrado como um dia de romance somente a partir do século XIV”, destaca a enciclopédia.
Embora houvesse vários mártires cristãos chamados Valentine, o dia pode ter sido uma homenagem a um padre martirizado por volta de 270 d.C. pelo imperador Claudius II Gothicus. A Britannica Digital Learning ainda menciona histórias que podem ser vinculadas à data: “segundo a lenda, o padre assinou uma carta para uma amiga, a quem tinha curado da cegueira, com os dizeres ‘do seu namorado’ (from your Valentine, no original)”. E outra lenda comum afirma que São Valentim desafiou as ordens do imperador e secretamente celebrou casamentos para poupar os maridos da guerra, fazendo com que seu dia seja associado ao amor.
Vantagens comerciais e o Dia dos Namorados no Brasil
Foi no final do século XVIII que a data passou a ser comercialmente aproveitada. E, em meados do século XIX, os primeiros cartões comerciais foram impressos nos Estados Unidos, retratando o Cupido, deus romano do amor, juntamente a corações. Tal prática, segundo o coordenador do MBA em Gestão do Varejo da Universidade Positivo, Leandro Krug Batista, é mais uma expressão de como o varejo acaba se apropriando de datas comemorativas para dar significado às vendas. “Em função da comunicação global, as pessoas têm a informação de que o Dia dos Namorados está sendo comemorado fora do Brasil e, então, o comércio usa essa data para dar motivos para presentear”, explica. Para o especialista, atualmente o Valentine’s Day se tornou um dia extra para presentear os namorados, enquanto o 12 de junho é o dia “oficial” no Brasil.
Outro fator interessante, segundo Krug, é que fevereiro não possui data comemorativa além do Carnaval, e é um mês mais curto, com baixo faturamento – logo, é vantajoso para o comércio inserir o Valentine’s Day para a venda de chocolates, perfumes e flores – “assim como o dia oficial, em junho, que é um mês com poucas vendas e também próximo ao Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo casamenteiro”, expõe.
Para o professor, quanto mais o varejo agir coletivamente em ações de Valentines day, maior a possibilidade de ele entrar de fato para o calendário. “Ações coletivas fazem mais efeito que ações individualizadas, o público absorve mais”, explica, e conta que, em resumo, cada vez mais o varejo é o maior interessado em fomentar as celebrações, “mais do que as próprias famílias e pessoas”.

Share:

Latest posts

Cópia de Prêmio Curitiba Mais Criativa
Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 abre inscrições para projetos inovadores
Divulgação Senior Sistemas
Crescimento do mercado de tecnologia no Brasil impulsiona empresas na formação de profissionais
Obesidade
Novas gerações de medicamentos contra obesidade movimentam pesquisas na indústria farmacêutica

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Cópia de Prêmio Curitiba Mais Criativa
Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 abre inscrições para projetos inovadores
O Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025 está com inscrições abertas até o dia 15 de março para...
Saiba mais >
Divulgação Senior Sistemas
Crescimento do mercado de tecnologia no Brasil impulsiona empresas na formação de profissionais
Multinacional catarinense investe em iniciativas para desenvolver e capacitar talentos no setor O mercado...
Saiba mais >
Obesidade
Novas gerações de medicamentos contra obesidade movimentam pesquisas na indústria farmacêutica
Mais de 1 bilhão de pessoas estão obesas no mundo e números vêm crescendo entre jovens Mais de 1 bilhão...
Saiba mais >
Crédito: freepik
Financiamento de veículos deve se manter aquecido em 2025, dizem especialistas
Com emprego em alta, inadimplência em queda e expansão do crédito, expectativas para 2025 são otimistas Em...
Saiba mais >