Trajetórias de ADEs do Piauí são contadas em e-books

O Piauí se destaca quando o assunto é Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). O estado possui dois ADEs: o GE5, no sudeste, e o GE4, no centro-sul piauiense. A história de cada um dos Arranjos está sendo contada em dois e-books com o objetivo de inspirar a realização de trabalhos colaborativos entre municípios de uma mesma região em prol da melhoria dos indicadores educacionais. Ao todo, serão lançadas 13 publicações com a trajetória dos primeiros ADEs brasileiros.

A sexta publicação da série resgatou a história do ADE GE5, ou seja, Grupo Educacional de 5 municípios, que começou em 2015 com a participação dos municípios de Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande e Tanque do Piauí, que, devido à mudança de gestão municipal, ocorrida em 2021, não faz mais parte do ADE.

A partir de um diagnóstico do cenário educacional nos municípios foi definido o propósito do Arranjo, que é a melhoria da educação pública com qualidade social e equidade, e a meta, que é melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), nos anos iniciais e finais, para 6 pontos, alinhada ao Plano Nacional de Educação e aos Planos Municipais de Educação. Apesar de ainda não ter alcançado sua meta, o ADE GE5 já colhe resultados relevantes, como o avanço do Ideb, que passou de 3,7 em 2015 para 4,7 em 2019.

Os dirigentes municipais de Educação trabalham na formação continuada de professores para fortalecer e melhorar os indicadores internos das redes e os resultados nas avaliações do governo federal. Como ferramenta de diagnóstico da qualidade do ensino e da aprendizagem, e também, como instrumento de gestão foi implantada a Prova GE5, que avalia o conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, e prepara os de 3.º, 5.º e 9.º anos para as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova possibilita ainda implementar políticas de valorização da qualidade da educação de acordo com a particularidade de cada unidade escolar.

Entre os projetos criados pelo ADE, destaque para os Jogos Estudantis, que se tornaram a maior competição esportiva estudantil dos territórios do Vale do Sambito e do Vale do Rio Canindé. Além de reforçar a função pedagógica do esporte, promove o bem-estar social, eleva a autoestima dos alunos, democratiza algumas práticas esportivas, engaja, dá visibilidade e impacto na sociedade local.

O ADE GE5 também serviu de inspiração para a implantação do ADE GE4, que é destaque no décimo primeiro e-book da série. Em 2017, os dirigentes municipais de Educação (DME) de Arraial, Cajazeiras, Francisco Ayres e Santa Rosa do Piauí se reuniram pela primeira vez para uma formação da plataforma Conviva, pois todos eram novos no cargo e buscavam conhecimento e apoio mútuo. A troca de experiências mostrou que o trabalho em conjunto poderia ser um caminho promissor na missão da gestão municipal da educação.

A motivação veio de Antonio Silva, então secretário municipal de Tanque do Piauí que, em 2014, havia implantado o ADE GE5. Antonio passou a ser articulador entre os DME na região, encorajando-os a firmarem o acordo de implantação do Arranjo. E assim nasceu o segundo ADE do estado do Piauí, que logo passou a integrar a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

2021 foi um ano emblemático ao ADE GE4, que formalizou a pactuação entre os DME e os prefeitos dos municípios, além de incorporar um novo integrante: o município de Regeneração. Outro avanço foi a seleção no edital do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, o que permitiu ao Arranjo desenvolver o planejamento estratégico.

O ADE GE4 tem como missão articular, estimular, liderar e apoiar o trabalho colaborativo entre os cinco municípios para combater a desigualdade educacional regional, pensando o aluno de forma integral e como protagonista, Com isso, o Arranjo busca, nos próximos anos, ser referência em Educação pública de qualidade com equidade em níveis estadual e nacional.

As metas do GE4, a serem alcançadas até 2024, são: alfabetizar 100% das crianças com até 7 anos de idade; reduzir a distorção idade x série para 10%; alcançar 7 pontos no Ideb para os anos iniciais e 6 para os anos finais; implantar gestão democrática em 100% dos municípios.

De acordo com a dirigente municipal de Educação de Santa Rosa do Piauí e líder do ADE GE4, Janaina Freitas, o ADE tem como grande missão construir Educação de excelência no território. “O trabalho em equipe traz inúmeras vantagens e estímulo à inovação. As parcerias possibilitadas por meio do Arranjo, pelo programa Melhoria da Educação, são motivos de orgulho para todos os municípios e abrem precedentes para muitos avanços, sobretudo no fortalecimento das políticas públicas educacionais, e no aperfeiçoamento das nossas práticas de formação continuada”, destaca.

Cenário

Atualmente, 238 municípios brasileiros trabalham em 15 diferentes Arranjos, alcançando resultados importantes como diminuição da evasão, correção de distorção idade/série escolar, elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), formação continuada e aprimoramento da grade curricular. Este ano, dois novos ADEs foram implantados.\ vf v

“Queremos apresentar o trabalho, os desafios e as conquistas dos municípios que atuam em Regime de Colaboração por meio dos ADEs. Esses e-books podem servir de inspiração para que outras regiões implantem o Arranjo e avancem na qualidade da educação nos municípios envolvidos. Temos histórias de sucesso para mostrar, e é o que faremos”, explica a coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação no Instituto Positivo, Maria Paula Mansur Mäder.

O e-book ADE do ADE GE4 está disponível no site  conteudo.instituto.positivo.com.br/ebook-ade-ge4 e do ADE GE5 está disponível em conteudo.instituto.positivo.com.br/ade-ge5. As publicações vêm sendo lançadas seguindo a ordem cronológica de implantação dos Arranjos. Já foram publicados os e-books sobre o ADE Chapada Diamantina e Regiões, Noroeste Paulista, dos Guarás, Agreste Litoral Norte, Granfpolis, GE5, CoGemfri, Norte Gaúcho, Alto Turi e Território dos Balaios, que podem ser acessados pelo site do Instituto Positivo. A próxima publicação será do ADE Serra Catarinense, e por fim o ADERA, Arranjo da região dos Açaizais, no Maranhão.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br

Share:

Latest posts

Multiracial medical workers in face masks recording vlog
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combatem desinformação com conteúdo confiável
Cipel inaugura nova Linha Sincro e dobra sua capacidade produtiva
Valmet e Cipel realizam start-up da Linha SINCRO 4.5, que dobra capacidade produtiva da fabricante de tissue
Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Multiracial medical workers in face masks recording vlog
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combatem desinformação com conteúdo confiável
Mais de 80% dos brasileiros já acreditaram em notícias falsas. Na área da saúde, informações incorretas...
Saiba mais >
Cipel inaugura nova Linha Sincro e dobra sua capacidade produtiva
Valmet e Cipel realizam start-up da Linha SINCRO 4.5, que dobra capacidade produtiva da fabricante de tissue
Planta industrial localizada em Santo Antônio de Pádua (RJ) inicia operações com novo maquinário de ponta,...
Saiba mais >
Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Com a proposta de incentivar a leitura para além dos muros da escola e aproximá-la da comunidade, o Colégio...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Especialistas, organizações educacionais e territórios colaborativos defendem que a cooperação entre...
Saiba mais >