Companhia tem 112% de aumento nas vendas do TOTVS Comex no primeiro trimestre de 2016, frente ao mesmo período do ano anterior
A TOTVS registrou um aumento sólido na busca pelo seu software de gestão especializado nas atividades de controle de exportação, o TOTVS Comex. Nos primeiros três meses de 2016, a companhia obteve um crescimento de 112% na venda da solução, frente ao mesmo período do ano anterior. Muito se explica pelo cenário positivo que o segmento de exportação apresenta atualmente.
Com características favoráveis, como a sua extensão territorial e a forte capacidade industrial e produtiva, o Brasil passa por uma fase de fomento do setor de exportação, o que permite a diversificação comercial para os produtos fabricados no país. Na prática, a empresa desvincula-se da instabilidade de um mercado único e aumenta as suas perspectivas de negócios. Além disso, o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo Governo federal em junho de 2015, promete melhorar a balança comercial do país e estabelecer melhorias nos acordos de convergência regulatória, além de facilitar o comércio com alguns países, como os Estados Unidos.
Na contramão da economia local, a desvalorização do Real frente a moedas fortes, como o dólar, aumenta as expectativas do volume de vendas para o mercado externo, com foco nos setores que menos dependem de mercadorias importadas para a confecção do seu produto. Contudo, a internacionalização das empresas requer importantes diferenciais na sua organização para garantir o compliance dos negócios. As várias alterações regulatórias por mês, somadas aos investimentos do Governo em processos e sistemas informatizados para o acompanhamento das operações nas empresas, representam desafios constantes para o segmento.
Todo este contexto exige uma atuação dedicada no que diz respeito ao gerenciamento dos dados, que não é mais viável de forma manual, pois, em caso de inconsistências, acarreta em altas penalidades impostas pelo Governo. “As empresas precisam de ferramentas de apoio, não apenas para o aperfeiçoamento dos seus processos, mas também para permitir uma melhor visibilidade das suas informações, prevenindo riscos e apoiando o planejamento estratégico da companhia”, argumenta o diretor da TOTVS Curitiba, Fabiano Andrade.
Esse cenário confirma-se em números. A Thomson Reuters, parceira da TOTVS nas soluções TOTVS Comex por meio da plataforma Trade-Easy, realizou um estudo global inédito em parceria com a KPMG – que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países, incluindo o Brasil (representando 38% dos respondentes). A pesquisa revelou que 68% das empresas consideram muito importante a adoção de uma plataforma tecnológica de gestão de comércio exterior que se integre ao sistema de ERP que lhes permita economia e ganho de produtividade. Porém, mais da metade (59%) dos respondentes ainda não adotou uma solução específica em suas operações. A análise trouxe outros dois alertas importantes: apenas 17% das empresas conhecem a fundo e/ou se beneficiam dos regimes aduaneiros disponíveis no País e 36% não adota nenhum dos tratados de livre comércio vigentes localmente, o que demonstra que, provavelmente, elas estão pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.
Uma solução sistêmica para o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, como o TOTVS Comex, permite, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa nos processos. Além disso, a ferramenta proporciona maior eficiência e redução de custos operacionais. Tudo de forma automatizada e atualizada com as mudanças constantes na legislação. O objetivo final é centralizar as informações com precisão para viabilizar tomadas de decisão assertivas e segurança na apuração de dados junto aos órgãos fiscalizadores do Governo.
“Temos o cliente como o foco central da nossa atuação. Dessa forma, acompanhamos a movimentação do setor de comércio exterior no Brasil e evoluímos as nossas soluções de acordo com os novos cenários econômicos do país. Acreditamos que a inovação tecnológica é o instrumento para elevar a produtividade das empresas e apoiar na expansão para novos mercados”, finaliza Carlos Valle, diretor do segmento de Logística da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).
Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
Thomson Reuters
Thomson Reuters é o provedor líder mundial de notícias e informação para mercados profissionais. Nossos clientes confiam em nós para ter acesso à inteligência, à tecnologia e à experiência que precisam para encontrar respostas confiáveis. A empresa opera em mais de 100 países há mais de 100 anos. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas Bolsas de Valores de Toronto e de Nova York (símbolo: TRI).
Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com. br.
Com características favoráveis, como a sua extensão territorial e a forte capacidade industrial e produtiva, o Brasil passa por uma fase de fomento do setor de exportação, o que permite a diversificação comercial para os produtos fabricados no país. Na prática, a empresa desvincula-se da instabilidade de um mercado único e aumenta as suas perspectivas de negócios. Além disso, o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo Governo federal em junho de 2015, promete melhorar a balança comercial do país e estabelecer melhorias nos acordos de convergência regulatória, além de facilitar o comércio com alguns países, como os Estados Unidos.
Na contramão da economia local, a desvalorização do Real frente a moedas fortes, como o dólar, aumenta as expectativas do volume de vendas para o mercado externo, com foco nos setores que menos dependem de mercadorias importadas para a confecção do seu produto. Contudo, a internacionalização das empresas requer importantes diferenciais na sua organização para garantir o compliance dos negócios. As várias alterações regulatórias por mês, somadas aos investimentos do Governo em processos e sistemas informatizados para o acompanhamento das operações nas empresas, representam desafios constantes para o segmento.
Todo este contexto exige uma atuação dedicada no que diz respeito ao gerenciamento dos dados, que não é mais viável de forma manual, pois, em caso de inconsistências, acarreta em altas penalidades impostas pelo Governo. “As empresas precisam de ferramentas de apoio, não apenas para o aperfeiçoamento dos seus processos, mas também para permitir uma melhor visibilidade das suas informações, prevenindo riscos e apoiando o planejamento estratégico da companhia”, argumenta o diretor da TOTVS Curitiba, Fabiano Andrade.
Esse cenário confirma-se em números. A Thomson Reuters, parceira da TOTVS nas soluções TOTVS Comex por meio da plataforma Trade-Easy, realizou um estudo global inédito em parceria com a KPMG – que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países, incluindo o Brasil (representando 38% dos respondentes). A pesquisa revelou que 68% das empresas consideram muito importante a adoção de uma plataforma tecnológica de gestão de comércio exterior que se integre ao sistema de ERP que lhes permita economia e ganho de produtividade. Porém, mais da metade (59%) dos respondentes ainda não adotou uma solução específica em suas operações. A análise trouxe outros dois alertas importantes: apenas 17% das empresas conhecem a fundo e/ou se beneficiam dos regimes aduaneiros disponíveis no País e 36% não adota nenhum dos tratados de livre comércio vigentes localmente, o que demonstra que, provavelmente, elas estão pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.
Uma solução sistêmica para o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, como o TOTVS Comex, permite, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa nos processos. Além disso, a ferramenta proporciona maior eficiência e redução de custos operacionais. Tudo de forma automatizada e atualizada com as mudanças constantes na legislação. O objetivo final é centralizar as informações com precisão para viabilizar tomadas de decisão assertivas e segurança na apuração de dados junto aos órgãos fiscalizadores do Governo.
“Temos o cliente como o foco central da nossa atuação. Dessa forma, acompanhamos a movimentação do setor de comércio exterior no Brasil e evoluímos as nossas soluções de acordo com os novos cenários econômicos do país. Acreditamos que a inovação tecnológica é o instrumento para elevar a produtividade das empresas e apoiar na expansão para novos mercados”, finaliza Carlos Valle, diretor do segmento de Logística da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).
Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
Thomson Reuters
Thomson Reuters é o provedor líder mundial de notícias e informação para mercados profissionais. Nossos clientes confiam em nós para ter acesso à inteligência, à tecnologia e à experiência que precisam para encontrar respostas confiáveis. A empresa opera em mais de 100 países há mais de 100 anos. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas Bolsas de Valores de Toronto e de Nova York (símbolo: TRI).
Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.