Tema do material escolar pode fazer diferença na aprendizagem

Pesquisadores afirmam que materiais que despertam interesse das crianças podem trazer grandes aprendizados durante ano escolar; saiba como escolher o melhor tema

Princesas, dinossauros, fundo do mar e centenas de outros temas podem ser encontrados em cadernos, mochilas, estojos e outros materiais escolares em papelarias do mundo inteiro. Por isso, na hora da compra, os pais enlouquecem ao ter que escolher o tema do ano letivo. Alguns adultos acabam optando por materiais lisos por questões econômicas, mas outros não resistem à insistência dos estudantes por produtos com seus personagens favoritos.

“O primeiro mito a ser esclarecido é que nem todo material temático é mais caro que os lisos. Já existem inúmeras marcas nacionais no mercado com preços atrativos e linhas temáticas diferenciadas”, afirma o coordenador de Produtos da BRW Suprimentos, Bruno Ribas. A marca se destaca no mercado por possuir produtos inovadores e de qualidade a preços acessíveis ao consumidor. 

Para escolher o tema do material escolar, a professora Hilda Heller, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP), sugere que os pais escutem os estudantes, identifiquem seus interesses e direcionem a escolha, de acordo com o aprendizado que determinado tema pode proporcionar. “Cadernos, estojos e mochilas com temas de pets, insetos, dinossauros ou paisagens naturais podem despertar o interesse por Ciências e Biologia, incentivando as crianças a aprender mais sobre o mundo natural e as diferentes espécies”, exemplifica. 

O uso de materiais escolares temáticos pode ser uma das muitas estratégias pedagógicas para despertar a curiosidade dos alunos e abordar diversos conceitos nas diferentes disciplinas. Estudos recentes das Universidades de Indiana e Wisconsin demonstram que o fascínio por dinossauros vai além de uma simples fase da infância. Crianças que se interessam por esses gigantes pré-históricos tendem a desenvolver habilidades cognitivas superiores, como concentração, perseverança e pensamento complexo. “O tema “dinossauros” fascina muitas crianças e suas representações em materiais escolares podem estimular o interesse dos alunos pelas Ciências e eras geológicas, conectando conceitos e explorando temas, como evolução, história do planeta Terra, extinção e até de que forma eventos climáticos marcaram as eras geológicas historicamente”, exemplifica. “Oportunizar atividades de pesquisa sobre os diferentes tipos de dinossauros, estimula a criatividade, observando sua semelhança com animais que habitam o planeta em nossa era”, orienta.  

Os materiais que apresentam animais e instruções podem ser utilizados como ferramentas visuais em disciplinas como Ciências e Geografia. “Eles podem abordar a biodiversidade e ecossistemas por meio da análise de imagens, pela observação de vídeos de diferentes ecossistemas, o que pode facilitar conversas sobre conservação ambiental, relações ecológicas e a importância da biodiversidade no nosso planeta”, exemplifica.

Já os materiais ilustrados com planetas, estrelas, astronautas e foguetes podem estimular a curiosidade sobre o universo e as ciências espaciais, relacionando-se com conteúdos de Física e Ciências. Temas de mapas, piratas, exploradores ou viagens ao redor do mundo podem estimular o interesse por Geografia e História, além de encorajar habilidades de leitura e interpretação.

Para quem pensa que super-heróis e princesas não agregam conhecimento, a pedagoga  explica que esses temas podem associar-se com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. “Esses materiais podem incentivar o desenvolvimento da criatividade e da narrativa dos alunos por meio da criação de suas próprias histórias, na contação de histórias, na criação de quadrinhos e no debate sobre as atitudes e comportamentos de heróis, heroínas, princesas e príncipes e demais personagens”, completa.

Novidades nas estantes

Papelarias de todo o Brasil já receberam a nova coleção Novos Mundos, da BRW, composta pelas quatro novas linhas: Magic, Sea, Raptor e Xtreme, adicionando mais de 240 novos itens ao portfólio de produtos. A nova coleção é uma expansão da linha anterior, e inclui mochila, lancheira, estojo e tesoura, entre outros itens, que foram desenvolvidos para estimular a imaginação e a fantasia nas crianças. As linhas exploram o mundo dos dinossauros, sereias, unicórnios e das pistas automotivas. 

Sobre a BRW Suprimentos

Há 15 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Com a proposta de incentivar a leitura para além dos muros da escola e aproximá-la da comunidade, o Colégio...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Especialistas, organizações educacionais e territórios colaborativos defendem que a cooperação entre...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação
Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores Cerca...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Cibersegurança e engenharia de dados: conheça profissões com emprego praticamente garantido no Brasil
Se, por um lado, a busca por emprego pode ser complexa e demorada, por outro, muitas empresas têm encontrado...
Saiba mais >