Supermercados Giassi – uma nova fase de controle fiscal com tecnologias TOTVS

Rede do litoral de Santa Catarina muda os seus processos internos e alcança importantes resultados

No litoral de Santa Catarina, a rede de supermercados Giassi construiu história – hoje são 15 lojas em dez cidades, cerca de 25 mil itens comercializados, mais de 490 check outs, aproximadamente seis mil colaboradores e R$ 1,7 bilhão de faturamento (base 2017). Os números são expressivos, porém, para chegar até aqui, a companhia sentiu a necessidade de uma reestruturação interna. O ano era 2008 e começava-se a falar sobre a chegada do Sped – assim, o Giassi precisaria organizar a sua retaguarda para garantir essa entrega fiscal. Uma nova fase estava por vir e, com isso, ter uma operação totalmente integrada era requisito fundamental.
Diante desse desafio, a rede decidiu iniciar um grande projeto tecnológico, substituindo o seu software de gestão por um sistema mais robusto, capaz de suportar todas as suas atividades, com a especialização que o setor supermercadista necessita. Após uma licitação com diferentes players, a escolha foi pelo ERP RMS by TOTVS. Estava dada a largada para um novo momento, de aprendizado e crescimento.
Na época, com nove lojas abertas, a companhia redesenhou muitos processos internos para que se adequassem às melhores práticas apresentadas pelo software. Houve uma mudança de cultura no seu modus operandi, uma vez que o sistema exige que os cadastros sejam feitos da maneira mais correta, o que garantiu segurança e um fluxo de informação fluido entre todas as áreas da empresa.
Depois dessa nova organização, muitos resultados começaram a ser percebidos. Para o controle de notas fiscais, existia um retrabalho grande, pois o mesmo documento era digitado e redigitado várias vezes: na entrada, na contabilidade e no fiscal, por exemplo. Com a centralização dos dados no sistema, isso passou a ser feito uma única vez, já que ele alimenta, automaticamente, todos os departamentos que necessitam da informação: da portaria, passando pelo estoque, até o contas a pagar.
Os ganhos dessa integração permitiram ao Giassi criar uma central única na sua matriz, em Içara – SC, responsável por lançar e tratar mais de 100 mil notas fiscais por mês no sistema. Além disso, como a tecnologia faz a pré-análise de todos os documentos, a área conseguiu reduzir 60% do custo operacional. Outro benefício concreto, alcançado com o apoio do sistema, foi a redução no tempo do fechamento mensal, que passou a ficar pronto até o quinto dia útil.
“Hoje, nenhum negócio vive sem tecnologia, pois as decisões têm que ser tomadas com rapidez e assertividade, por meio de uma estrutura sólida e segura de dados. A TI precisa suportar a retaguarda da companhia, para que o seu plano estratégico possa ser colocado em prática. Há diferentes caminhos por vir e todos passam pelo apoio de sistemas, como o projeto que implementamos há alguns anos e que sustenta, até hoje, uma das bases da nossa operação”, comenta Paulo Jansen, gerente de TI do Giassi Supermercados.
Para a TOTVS, a especialização das suas soluções é um diferencial, pois garante o atendimento completo às necessidades dos diferentes setores em que atua. Além disso, como companhia nacional, conhece profundamente a legislação brasileira e, com isso, apoia as empresas neste grande desafio, que é estar em compliance fiscal às exigências do Governo. “Desenvolvemos tecnologias para ajudar as empresas a simplificaram a gestão dos seus negócios. Nosso objetivo é atuar, cada vez mais, na especialização e levar inovação aos nossos clientes”, finaliza Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >