Treinamento em simulador antes da iniciação permite que os operadores acelerem o aprendizado, ajudando a evitar paradas de produção não planejadas e prejuízos financeiros
O setor da aviação trabalha com simuladores em treinamentos de pilotos há décadas. Atualmente, ferramentas semelhantes de realidade virtual estão sendo usadas com mais frequência na indústria de papel e celulose, como uma forma de aprimorar o treinamento dos operadores, por exemplo, o que ajuda a minimizar o risco de paradas não planejadas, especialmente no início do projeto.
Qualquer inicialização de uma linha de papel e celulose, nova ou reconstruída, pode ser complicada devido à complexidade dos processos de engenharia envolvidos. Se houver alguma falha e os operadores tiverem dificuldade na produção do produto, os custos envolvidos podem gerar grande prejuízo. Estima-se que, para grandes produtores, uma paralisação de manutenção fora do previsto possa gerar um custo diário de 500 mil a 1 milhão de euros.
Projeto LD Celulose usa treinamento em simulador em 14 áreas de processo
A Valmet, líder em fornecimento de serviços e tecnologias para a indústria de papel, celulose e energia, entregará simuladores dinâmicos para a nova fábrica de celulose dissolvida, que está sendo construída pela LD Celulose S.A, uma joint venture formada pelas empresas Lenzing e Duratex no Brasil.
Os simuladores dinâmicos serão implantados em 14 áreas de processo da fábrica para verificação do Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) e treinamento de operadores. O sistema SDCD Valmet DNA e o Valmet Training Simulator serão implementados como uma solução unificada.
A nova fábrica de celulose solúvel, com capacidade de produzir 500 mil toneladas por ano, será instalada nas cidades de Indianópolis e Araguari, no estado de Minas Gerais. A iniciação está prevista para o primeiro semestre de 2022. A celulose solúvel é uma matéria-prima essencial para a fabricação de têxteis à base de madeira e fibras especiais.
A previsão é de que a LD Celulose S.A. empregará em torno de 1.100 pessoas na fábrica e nas plantações que a abastecerá. Aproximadamente 90 a 120 dias antecedentes à partida da planta, os simuladores desenvolvidos pela Valmet permitirão que novos operadores aprimorem suas habilidades, usando situações virtuais que representam a realidade das salas de controle das fábricas de papel e celulose.
Excelentes resultados em mais de 15 anos
“Nos últimos 15 anos, os simuladores da Valmet foram utilizados em diversos projetos de papel e celulose na América do Sul com excelentes resultados”, explica o gerente de vendas em tecnologia de processamento de fibras, celulose e energia da Valmet na América do Sul, Igor Panassol. “Operadores bem treinados, que desenvolvem suas habilidades antes da iniciação dos processos da fábrica, contribuem com partidas mais rápidas. O treinamento antes e depois do início das operações resulta no desenvolvimento de competências duradouras. Essas ações oferecem retornos imediatos e de longo prazo, que otimizam o investimento e minimizam os riscos durante a operação. Além disso, os exercícios de simulações podem ser refeitos a qualquer momento e alinhar o nível de conhecimento operacional às necessidades específicas. Com as simulações também é possível resultar em uma alta curva de aprendizado, na padronização do controle fabril e em operações mais seguras”, explica.
Sobre a Valmet
A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.
As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br