Simuladores da Valmet auxiliam no gerenciamento eficaz e seguro na nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose

Projetada para ser uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, localizada no Triângulo Mineiro e produção de 500 mil toneladas de celulose por ano, a LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco. Para garantir a segurança e a performance dos equipamentos, assim como a qualidade da capacitação dos operadores logo no início de sua operação, a empresa contou com as soluções da líder em tecnologia, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a Valmet. 

A Valmet entregou todos os simuladores que auxiliam no sistema de automação da nova fábrica da LD Celulose, localizada nos municípios de Indianópolis e Araguari (MG). O Valmet Training Simulator é utilizado em todas as ilhas de processo, desde o início até o final da produção, contando ao todo com 14 áreas de processo. Um fato inovador do projeto é que o seu Pátio de Madeira é o primeiro do Brasil a receber a tecnologia de Treinamento de Operadores por Simulador (OTS, do inglês Operator Training Simulator). Outro ponto de destaque é a presença de simuladores para as áreas de Tratamento de Água, Tratamento de Água para Caldeiras, Tratamento de Efluentes e Turbogeradores, comumente pouco exploradas no OTS; mostrando o comprometimento que a LD Celulose tem com a busca de processos mais eficientes, otimizados e focados na segurança e excelência do seu time operacional.

Num primeiro momento, os simuladores servem para a realização dos testes e validação das lógicas implementadas no Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD ou DCS) e Controles Avançados do Processo (APC), processo conhecido como joint-TAF. Em seguida, o conjunto (simulador e sistema de controle) é empregado como ferramenta no treinamento dos operadores de painel de controle. Dentre os diversos benefícios associados ao emprego dos simuladores, pode-se destacar a possibilidade de realização da pré-sintonia dos controladores de processo, cuja definição prévia dos parâmetros de controle contribui para a obtenção de uma condição inicial mais estável durante a etapa de comissionamento do processo real.

Devido às restrições impostas pela pandemia, os testes foram realizados de forma remota com suporte dos times do Brasil, da Suécia e da Finlândia. “Os treinamentos com os simuladores aumentam a confiabilidade da fábrica. Com o uso deles, os operadores aperfeiçoam a performance e tornam a adaptação ao sistema de controle ainda melhor, resultando em ações mais rápidas e evitando falhas de segurança, perda de produtividade ou de qualidade. Acelerar a curva de aprendizado é um fator relevante para a capacitação de pessoas atuando em funções tão importantes. O operador consegue saber exatamente o que esperar dos equipamentos e fica mais seguro para lidar com as variáveis possíveis”, explica Mauricio Silva, coordenador de automação da LD Celulose.

O simulador da Valmet é uma ferramenta essencial para eventuais ajustes de produção e experimentos operacionais, porque facilita a comunicação entre os sistemas e por ser uma solução mais automatizada e eficiente. “Com ele, é possível reproduzir com alta fidelidade o comportamento dinâmico dos equipamentos, com todas as situações e cenários de operação virtualmente. Dessa forma, virtualizando todas as máquinas e os sistemas que envolvem a operacionalidade da fábrica”, finaliza Rafael Ferreira, engenheiro de vendas, que coordena localmente o projeto do OTS. A inovação possibilita treinar a equipe de operadores antes do início da partida ou depois, realizando eventuais ajustes de produção e experimentos operacionais, além de capacitar novos profissionais que venham a ingressar futuramente na equipe, garantindo mais eficiência e agilidade na produção a longo prazo.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação e de controle de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile.. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >