Evento promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ também comemorou resultados alcançados no 1º semestre e reconheceu premiados em campanhas
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Um dia repleto de conteúdo e celebrações. Essa foi a tônica do Seminário de Supervisão e Desenvolvimento promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ em Campinas (SP), no final de junho. O tema “Com raízes fortes, evoluímos juntos” foi utilizado para reforçar o DNA cooperativista da instituição, lembrando que os frutos colhidos hoje pelo Sicredi (seu crescimento, expansão e resultados) vêm da capacidade de prestar contas em assembleias – de forma democrática e transparente -, além de articular e empoderar seus mais de 1,2 milhão de associados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em torno de um empreendimento que é coletivo: as cooperativas de crédito e investimento.
O evento marcou ainda o lançamento do Plano Safra 2019/2020, que neste ano irá destinar apenas nos três estados mais de R$ 6,4 bilhões para pequenos produtores (Pronaf), médios (Pronamp) e demais perfis de produtores rurais – um crescimento de 23% em relação à safra passada.
Também foram reconhecidas as agências que mais se destacaram em campanhas internas de recuperação de crédito e outros produtos, reconhecendo os resultados alcançados pelos gerentes e assessores.
Durante a abertura, o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, falou sobre diversidade e inclusão. De acordo com ele, um dos grandes desafios para os próximos anos é ampliar as oportunidades para jovens e mulheres ocuparem os cargos de liderança do Sicredi. “Nossa luta é pela promoção do equilíbrio de gênero no Sicredi, além de fomentar inclusão e diversidade de públicos. Precisamos criar e apoiar os comitês Jovem e Mulher dentro das nossas cooperativas para sermos ainda mais democráticos e inclusivos”, destacou.
Um dos pontos altos do Seminário foi a palestra do diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Paulo Sérgio Neves de Souza, que falou sobre as perspectivas para os próximos dez anos do Sistema Financeiro Nacional, em especial, sobre a agenda BC+, que visa aumentar a participação do cooperativismo financeiro – saltando dos atuais 5% para cerca de 20% do mercado: “Tivemos muitos percalços na economia brasileira e o cooperativismo se mostrou forte. As cooperativas conseguiram crescer de forma exponencial num momento bastante adverso e agora, que a economia dá sinais de recuperação, essa evolução deve ser ainda maior graças aos novos modelos de negócio e à tecnologia”, projetou.
Em seguida, o gerente de desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves Assis, apresentou os principais resultados dos programas que tem por objetivo aumentar o senso de pertencimento entre os associados do Sicredi, os programas Crescer e Pertencer. “A cada ano aumentamos a participação dos nossos associados nas decisões estratégicas das nossas cooperativas. Eles se sentem cada vez mais donos do negócio e nos ajudam a definir os rumos estratégicos e, consequentemente, a garantir a perenidade do negócio”, ressaltou.
A programação da tarde foi aberta com um discurso inspirador. José Carlos Moreira, da Escola de Marketing Industrial, falou sobre a “Indústria da Confiança – Eterno e Moderno” e convidou os participantes a refletirem sobre a ausência de confiabilidade em algumas situações do dia a dia corporativo. Além disso, ele fez um contraponto entre tradição e modernidade e apontou três mercados infinitos, ou seja, que jamais acabarão: “o que melhora a vida humana, melhora a qualidade de vida e que torna o mundo melhor”.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O evento marcou ainda o lançamento do Plano Safra 2019/2020, que neste ano irá destinar apenas nos três estados mais de R$ 6,4 bilhões para pequenos produtores (Pronaf), médios (Pronamp) e demais perfis de produtores rurais – um crescimento de 23% em relação à safra passada.
Também foram reconhecidas as agências que mais se destacaram em campanhas internas de recuperação de crédito e outros produtos, reconhecendo os resultados alcançados pelos gerentes e assessores.
Durante a abertura, o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, falou sobre diversidade e inclusão. De acordo com ele, um dos grandes desafios para os próximos anos é ampliar as oportunidades para jovens e mulheres ocuparem os cargos de liderança do Sicredi. “Nossa luta é pela promoção do equilíbrio de gênero no Sicredi, além de fomentar inclusão e diversidade de públicos. Precisamos criar e apoiar os comitês Jovem e Mulher dentro das nossas cooperativas para sermos ainda mais democráticos e inclusivos”, destacou.
Um dos pontos altos do Seminário foi a palestra do diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Paulo Sérgio Neves de Souza, que falou sobre as perspectivas para os próximos dez anos do Sistema Financeiro Nacional, em especial, sobre a agenda BC+, que visa aumentar a participação do cooperativismo financeiro – saltando dos atuais 5% para cerca de 20% do mercado: “Tivemos muitos percalços na economia brasileira e o cooperativismo se mostrou forte. As cooperativas conseguiram crescer de forma exponencial num momento bastante adverso e agora, que a economia dá sinais de recuperação, essa evolução deve ser ainda maior graças aos novos modelos de negócio e à tecnologia”, projetou.
Em seguida, o gerente de desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves Assis, apresentou os principais resultados dos programas que tem por objetivo aumentar o senso de pertencimento entre os associados do Sicredi, os programas Crescer e Pertencer. “A cada ano aumentamos a participação dos nossos associados nas decisões estratégicas das nossas cooperativas. Eles se sentem cada vez mais donos do negócio e nos ajudam a definir os rumos estratégicos e, consequentemente, a garantir a perenidade do negócio”, ressaltou.
A programação da tarde foi aberta com um discurso inspirador. José Carlos Moreira, da Escola de Marketing Industrial, falou sobre a “Indústria da Confiança – Eterno e Moderno” e convidou os participantes a refletirem sobre a ausência de confiabilidade em algumas situações do dia a dia corporativo. Além disso, ele fez um contraponto entre tradição e modernidade e apontou três mercados infinitos, ou seja, que jamais acabarão: “o que melhora a vida humana, melhora a qualidade de vida e que torna o mundo melhor”.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.