Segurança no trabalho: empresas ampliam investimento em ações para evitar acidentes

No Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, reforça-se a conscientização e prevenção, além do correto cumprimento das normas regulamentadoras

[flgallery id=2728 /]

A construção civil é um dos principais setores industriais de uma nação. Impacta diretamente na economia, na geração de emprego, no desenvolvimento de sociedades e no bem-estar da população. Tão importante quanto desenvolver o coletivo, os agentes desta propulsão deve estar seguros e conscientes dos desafios da prática. A falta de atenção, sinalização, conhecimento e o desrespeito às normas e procedimentos de segurança estão entre as principais causas de acidentes de trabalho no setor. As ocorrências mais frequentes são as quedas, os choques elétricos, as batidas e também a queda de objetos.

Neste dia 27 de novembro, em que é comemorado o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, o Grupo A.Yoshii – referência em certificados de segurança no trabalho – procura disseminar os conhecimentos com seus agentes e reduzir estes índices com o Programa “Zero Acidente”, em vigor desde 2011. “O programa tem políticas e objetivos bem definidos, que visam orientar e incentivar os colaboradores quanto à prevenção, identificação de possíveis causas e riscos de acidentes, contribuindo com a segurança, meio ambiente, qualidade de vida, saúde e bem-estar de todos”, explica o gerente de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Marcio Rogério Paschoalinotto.

Ações práticas de segurança

De acordo com o profissional, estas informações são disseminadas aos colaboradores do Grupo A.Yoshii de acordo com o Diálogo Semanal de Segurança (DSS), que identifica os riscos e contribui na prevenção de acidentes nas obras. Entre as ações trabalhadas estão: treinamentos que buscam atitudes seguras no dia a dia; ações educativas e de conscientização regulares, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT); cursos e palestras; identificação e divulgação de melhorias internas, estabelecendo padrões nas obras e treinamento apropriado para cada setor; com o programa Regras de Ouro, que ressalta cuidados a serem tomados no ambiente de trabalho e no dia a dia dos colaboradores; supervisão e orientação diária das atividades no canteiro de obras; cumprimento das regras de segurança e exames regulares.

O número de acidentes na construção civil aumentou nos últimos anos em todo o País, colocando o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de ocorrências. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), atualmente, o setor é o quinto com maior número em acidentes e, em média, 20 mil são registrados por ano. O ramo de empreendimentos imobiliários é um dos mais vulneráveis, apresentando um índice grande de irregularidades em relação à segurança do trabalhador. De 2006 a 2017, por exemplo, pelo menos 1.640 pessoas morreram em acidentes dentro de obras de construção civil no Brasil; 6.431 ficaram incapacitadas.

Para evitar o aumento das estatísticas, o Grupo A.Yoshii conta, também, com a ajuda de seus colaboradores e segue rigorosamente todas as normas sobre segurança no trabalho. “Iniciamos com treinamento, manual de integração e de segurança, código de conduta e ética, e com o método 5’S (programa de organização e gestão de qualidade empresarial que prioriza senso de disciplina, utilização, organização, limpeza e de padronização). Realizamos treinamentos para cada atividade e palestras de conscientização; potencializamos a comunicação e a sinalização dos riscos, fazendo periódicas análises; reforçamos o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e efetivamos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) exclusiva para cada obra. Além disso, realizamos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e contamos sempre com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), um técnico de segurança por obra e demais lideranças para garantir a segurança de nossos colaboradores”, ressalta a analista de Recursos Humanos, Karin Francielle.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e acaba de expandir sua atuação para a cidade de Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br

Share:

Latest posts

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Com mais de 5 mil profissionais, farmacêutica atrai talentos de diferentes estados e países, fortalecendo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >