Nesta terça-feira (12), a Sanepar formaliza a sua participação no movimento Viva Água, que busca fortalecer a segurança hídrica do Miringuava, em São José dos Pinhais, uma das principais bacias hidrográficas da Grande Curitiba, com ações de conservação e restauração de áreas naturais e da transformação socioeconômica e ambiental da região.
Responsável pela construção da barragem na bacia, a Sanepar já desenvolve ações socioambientais desde 2011. Agora, a Companhia se soma ao movimento Viva Água, lançado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e que já tem parceria da Prefeitura de São José dos Pinhais e o envolvimento de cerca de 20 organizações públicas e privadas da região.
O Viva Água visa conscientizar e mobilizar atores de diferentes segmentos da sociedade para garantir a segurança hídrica e alavancar o desenvolvimento da região da bacia do Miringuava por meio do empreendedorismo.
A adesão da Sanepar ocorrerá durante o 4º Workshop do Viva Água, que será realizado das 13h30 às 17h30, em São José dos Pinhais. Com a formalização do acordo, que tem prazo de 60 meses, a Sanepar irá somar suas ações às metas do Viva Água, como o plantio de 1 milhão de árvores em 650 hectares de áreas estratégicas para a disponibilidade hídrica, a conservação de 1,5 mil hectares de áreas naturais por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o apoio a 30 negócios de impacto por meio do turismo rural e da agricultura sustentável.
“Os trabalhos de cada uma das entidades são complementares e visam a preservação da bacia para uso múltiplo. E o Viva Água também é fundamental nesse processo”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.
“Todos nós dependemos dos serviços oferecidos pela natureza e o fornecimento de água é um deles. O movimento é uma ação estratégica de diversos atores ao longo da próxima década para assegurar o abastecimento hídrico da bacia. As ações também buscam promover uma transformação ambiental e socioeconômica na região, beneficiando todos que usam essa água em suas atividades”, diz o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, André Ferretti.
Serviço
4º Workshop do Viva Água – Adesão da Sanepar ao movimento
Data: 12/11, das 13h30 às 17h30
Local: Espaço Namata (Rua Marcos Foggiatto, 121 – Aristocrata – São José dos Pinhais)
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.