Revista abcDesign é premiada na 6ª Bienal Iberoamericana de Design

[flgallery id=1999 /]

Principal evento ibero-americano de design premiou a publicação brasileira na categoria “diseño y publicaciones de diseño” entre mais de 450 projetos

A recente edição da Bienal Iberoamericana de Design (BID), um dos principais eventos de design do circuito internacional, realizada entre 26 e 30 de novembro, em Madri, concedeu um dos prêmios especiais para a revista brasileira abcDesign pelo processo de reformulação da publicação, desenvolvido desde 2016 e aplicado nas suas últimas três edições.
A Bienal, há 10 anos, busca reunir e disseminar o melhor do design ibero-americano no mundo. Por meio de uma comissão julgadora, um catálogo com os projetos selecionados é organizado e definem-se os vencedores das 7 categorias gerais e 11 categorias especiais de premiação. A especial “Diseño y Publicaciones de Diseño”, na qual a abcDesign se destacou, tem como objetivo premiar propostas editoriais que promovam a cultura do design, estimulem discussões sobre o assunto e registrem processos complexos de design.
“Receber um dos prêmios dentre os 450 trabalhos de todo o mundo ibero-americano é uma motivação para continuar na briga, mesmo com as dificuldades do nosso mercado editorial. O Brasil sempre teve uma tradição ligada à criatividade e sinto que continuamos honrando esta percepção junto com outros trabalhos brasileiros que foram expostos e premiados no evento”, afirmou Ericson Straub, Diretor de Criação da abcDesign.
17 anos de design e inovação
A Revista abcDesign teve sua primeira edição impressa em 2001. Foi idealizada em Curitiba com a proposta de ser um canal de informação para o meio do design que estava em pleno crescimento no País. Com o tempo, a publicação tornou-se nacional e atingiu expoentes internacionais, devido ao seu conteúdo bilíngue português e inglês.
Nos 17 anos de atividade, a publicação já foi reconhecida com premiações como o iF Design Award (2016) e o “Veículo do Ano”, pelo Brasil Design Awards (2012). Também foi referenciada como uma das 100 principais publicações de design no mundo pelo crítico Steven Heller em seu livro “Bibliographic: 100 Classic Graphic Design Journals” (2011).
A reformulação da abcDesign, premiada pela Bienal e que acontece desde 2016, tem o propósito de trazer uma transformação a cada edição da revista. O projeto gráfico e editorial é renovado a cada novo lançamento, com propostas únicas que mesclam conteúdo e forma, potencializando a capacidade imersiva que o design e a experiência tátil proporcionam.
Para Straub, o prêmio recebido durante a 6ª Bienal Iberoamericana de Design só reconhece o esforço criativo de toda a equipe no planejamento e concepção da abcDesign. “Ganhar um prêmio é uma sensação fantástica pessoal e ao mesmo tempo coletiva, porque premia também todos que há 17 anos colaboram em pesquisar, trazer o melhor conteúdo e em transformar visualmente estes conteúdos de forma criativa”, destaca.
Bienal Iberoamericana de Design
A BID se consolidou ao longo de 10 anos como um dos principais eventos de design do mundo ao reunir e disseminar projetos de 23 países ibero-americanos, tanto na realização da Bienal, que ocorre em Matadero, Madrid, como em exposições itinerantes promovidas na Europa e América Latina, que em sua última edição atingiu 750.000 visitantes. Os trabalhos submetidos à bienal são analisados e julgados por profissionais renomados em todo o mundo.
Nesta 6ª edição da BID o júri foi composto por: Rosa Ferré (Espanha), AlmudenaHuidobro Pérez-Villamil (Espanha), Nuno Gusmão (Portugal), EsenKarol (Turquia), Alex Lobos (Guatemala, residente em Nova York), Carlos Arturo Torres (Colômbia, residente em Chicago), Yanina Huguette Herrera Olavid (México), Diego Vainesman (Argentina, residente em Nova York) e Soledat Berbegal Roque (Espanha).
Além da Revista abcDesign, outros dois projetos brasileiros foram premiados na 6ª Bienal Iberoamericana de Design. Na categoria “Diseño de espacios e interiorismo”, o estúdio Bloco Gráfico foi premiado com um projeto de espaço desenvolvido para o Instituto Moreira Salles e na categoria “Diseño gráfico y comunicación visual”, o Vertentes Coletivo foi premiado com a série de lambes “Inimigo Público”.
Canais da publicação:
Portal: http://www.abcdesign.com.br/
Instagram: instagram/revistabcdesign
Twitter: @revistabcdesign
Facebook: facebook.com/revistabcdesign/

Share:

Latest posts

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Com mais de 5 mil profissionais, farmacêutica atrai talentos de diferentes estados e países, fortalecendo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >