Com estímulos previstos para indústria nacional, especialistas veem oportunidade para marcas alcançarem maior relevância ao investirem no novo formato de consumo
Com a eletrificação na mobilidade ganhando cada vez mais espaço, o cenário automotivo no Brasil passa por profundas transformações. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas desse tipo de automóvel quase dobraram em 2022, atingindo 126 mil unidades movidas à energia elétrica vendidas no ano passado. No entanto, em meio a esse boom dos carros elétricos, o setor automotivo se prepara para a retomada do imposto de importação sobre esses veículos. Isso levanta uma série de questões cruciais sobre como as concessionárias brasileiras podem aproveitar as mudanças a seu favor, superar os desafios e manter sua relevância nesse novo momento do mercado.
A isenção do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos está prestes a ser revista até o final do ano, com a publicação da segunda fase da Rota 2030, conhecida como Mobilidade Verde e Inovação. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o governo federal planeja reintroduzir gradualmente o imposto de importação para esses veículos, que estava anteriormente zerado. A medida será implementada em três etapas, restaurando o imposto de importação para carros elétricos ao patamar de 35%, que era praticado em 2015. Para especialistas do setor automotivo, essa retomada dos impostos marca uma virada na era dos preços atrativos e, ao mesmo tempo, estimula a produção de carros elétricos no Brasil.
Apesar da isenção de tarifas ter repercutido no aumento da adoção de tecnologias de propulsão mais limpas, a retomada do imposto vem em resposta à preocupação com a economia e produção da indústria nacional. “Vimos que conceder isenção total de impostos apenas para carros elétricos, sem impor contrapartidas, fez com que houvesse uma desvantagem competitiva entre marcas estrangeiras e nacionais. Por isso, agora é hora de as marcas estabelecidas no Brasil ampliarem seus esforços para estarem preparadas para as oportunidades que devem surgir. E, sem dúvida, sairá na frente quem entender a importância de recalcular a rota, mudar a estratégia e investir com tudo na digitalização para atingir os consumidores de maneira certeira”, pontua o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella.
Abraçar a disrupção digital
À medida que o mercado de veículos elétricos se encaminha para uma fase de mudanças, a adoção de estratégias de marketing e vendas, juntamente com a oferta de experiências de compra diferenciadas, se tornam decisivas para as concessionárias manterem a relevância. É nisso que acredita Cesar Canteralla, que atua na startup líder na digitalização do setor automotivo no Brasil e parceira de concessionárias na introdução de soluções tecnológicas. “Apesar dos desafios, a certeza é que o futuro da mobilidade será eletrificado. E as concessionárias que conseguirem navegar com sucesso nessas águas, estarão bem posicionadas para colher os frutos dessa transformação, estabelecendo-se como líderes nesse mercado em constante evolução”, analisa o CEO da Dealersites.
Para se destacar no novo cenário, as concessionárias precisam abraçar a disrupção digital e se adaptar às mudanças. Nesse ponto, as soluções tecnológicas facilitam o processo, ao permitir atender de forma eficaz às necessidades de um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a sustentabilidade. “Conforme a busca por alternativas mais sustentáveis ganha força entre os consumidores, a tecnologia chega como uma aliada para as empresas do setor mapearem e entenderem melhor quem está do outro lado da bancada. As marcas brasileiras que se adaptam rapidamente a essa realidade já estão na vanguarda, prontas para capitalizar essa tendência e fornecer aos consumidores opções alinhadas com suas preocupações”, finaliza Cesar.
Sobre a Dealersites
A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.