Ação vai contra Lei Geral de Proteção de Dados e coloca empresa global em xeque nos tribunais
Uma grande marca + ação duvidosa + título chamativo que traz identificação do leitor + imagem de banco gratuito. Essa é uma das formas de se criar uma notícia falsa. As famigeradas fake news.
Essa, como você deve ter percebido, é apenas uma chamada falsa para te trazer para esse post e te convidar a saber mais sobre o assunto. Porém, muitas marcas, grandes ou pequenas, têm sido vítimas das consequências da desinformação, no Brasil e no mundo.
No debate A pandemia das Fake News, que acontece a partir das 19h, desta terça-feira (29), no Youtube da ADVB-PR, você poderá participar de uma conversa rica sobre como as fake news impactam negócios e geram cada vez mais desinformação, principalmente em meio à pandemia. Como combater esse fenômeno poderoso da sociedade digital?
Claudio Stringari media o evento com três especialistas no assunto:
Marc Sousa – âncora da Jovem Pan e repórter nacional da Record TV, na cobertura da operação Lava Jato e outros assuntos do mundo da política. Também é colunista do portal RICMais e da revista TopView.
Renan Colombo – jornalista, gestor de mídias sociais e professor da PUC-PR. Tem especialização em Mídias Digitais, mestrado em Ciências Políticas e é doutorando em Ciências da Informação, além de pesquisador da área de desinformação e fake news.
Luciana Gurgel – jornalista brasileira radicada em Londres, de onde coordena o MediaTalks by Jornalistas&Cia. Tem passagens por vários veículos de comunicação, entre eles o jornal O Globo. Em 1988, fundou a agência Publicom, junto com Aldo De Luca, e atualmente se dedica ao estudo das tendências mundiais da comunicação e do jornalismo.