Novo sistema beneficia alunos, professores e gestores educacionais
O início do ano letivo traz novidades para os alunos da rede municipal de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo. É que a partir deste ano, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Positivo, parte das escolas mantidas pela prefeitura passam a adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil para as turmas do G3 ao G5 da educação infantil.
De acordo com a prefeitura, das cinco escolas municipais, quatro irão adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil, beneficiando 767 estudantes com o sistema que oferece um conjunto completo de soluções para as escolas. A expectativa é melhorar ainda mais a nota da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que atualmente é de 5.3, equivalente à média nacional. A meta para o Brasil é que, até 2021, todas as escolas alcancem o patamar 6.0, o que corresponde ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
Com o convênio da Editora, além do material didático, a Secretaria Municipal de Educação de Dores do Rio Preto recebe assessoria pedagógica para os professores e o apoio de uma coordenação pedagógica regional, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região e atender demandas educacionais específicas da localidade.
Segundo a secretária de educação, Rosiane Azevedo, que já conhecia o Aprende Brasil, a mudança será um grande avanço para o ensino do município. “O sistema é conhecido por meio de municípios vizinhos e também do ensino particular. Nosso objetivo, inicialmente, é fortalecer a educação infantil, a maior competência do município”. O Sistema também oferece um Portal com home page disponível para alunos e professores. Nele, é possível encontrar conteúdo específico integrado ao livro didático.
Entre os diferenciais da assessoria pedagógica está o atendimento aos professores por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando estratégias como web conferências, web atendimento e e-mails. “Ao melhorar o trabalho de base, com as crianças do G3 ao G5, esperamos atingir cada vez mais a meta do estado, que é de alfabetizar os alunos até os 7 anos de idade. Para fazer esse trabalho bem feito, estamos contando com os materiais e a metodologia do Aprende Brasil”, completa a secretária.
A rede municipal também passa a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil) que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 330 mil alunos, em cerca de 220 municípios brasileiros.
Sobre a Editora Positivo
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.