Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes durante o ano agora têm um destino correto: o programa de Logística Reversa de Livro Didático. Organizado pelo Colégio Positivo desde 2018, a ação tem como objetivo fazer com que o material didático retorne ao ciclo produtivo, deixando de ser resíduo para se tornar matéria-prima para novos produtos.
Os livros didáticos ou qualquer material feito de papel podem ser descartados em uma das sete unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Colégio Positivo – Água Verde; Colégio Positivo – Ângelo Sampaio; Colégio Positivo – Boa Vista; Colégio Positivo – Hauer; Colégio Positivo – Jardim Ambiental; Colégio Positivo – Júnior e Positivo International School. A ação também é realizada em outras unidades do Colégio Positivo nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.
O material arrecadado será vendido para reciclagem e toda a receita será revertida para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores junto a comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é o responsável por realizar a gestão do valor obtido e por orientar e acompanhar o andamento dos projetos nas unidades.
Para o diretor dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, a destinação correta dos materiais educativos também é uma responsabilidade do Colégio, além de servir de aprendizado aos estudantes. “Essa ação iniciou com uma estudante que nos apresentou um projeto. Hoje é realizada em todas as nossas unidades. Muito mais do que reverter o lixo em recurso para ajudar uma entidade, estamos ensinando nossos alunos sobre preservação e solidariedade. Somos exemplo e é muito bom oferecer alternativas para algo que poderia ser descartado sem a consciência ambiental. A gestão correta dos resíduos gerados em nossas atividades é fundamental para a sustentação do sistema de gestão ambiental do Grupo Positivo e manutenção de uma educação ambiental eficiente para a sociedade”, destaca Hartmann.
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’, em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 17 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.