Até o dia 31 de agosto, edital das fundações Grupo Boticário e Araucária recebe propostas de iniciativas para proteger a natureza paranaense
[flgallery id=2478 /]
Esta é a última semana de inscrições para o 8º Edital Biodiversidade do Paraná, que oferece apoio financeiro a projetos voltados à conservação da natureza em território paranaense. Somadas, as propostas selecionadas receberão investimento de R$ 600 mil, vindos da parceria entre Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Fundação Araucária. As inscrições seguem até 31 de agosto e podem ser feitas nos sites das fundações.
As iniciativas devem contemplar ao menos uma das quatro temáticas do edital. Uma das linhas prevê a criação ou ampliação de unidades de conservação em áreas continentais ou marinhas, tendo vantagem aquelas que se tornem modelo pela sua gestão, pelo uso público, pela contribuição à pesquisa e que também ofereçam benefícios para a comunidade local.
Outros caminhos para as propostas são contribuir com a conservação de espécies nativas ameaçadas ou com a proteção de ecossistemas costeiros e marinhos, afetados pela sobrepesca, turismo predatório e exploração inadequada de recursos naturais. As instituições que mantêm o edital também esperam atrair projetos inovadores e que façam uso de novas tecnologias para o monitoramento da biodiversidade e conservação de espécies e ecossistemas.
Ao todo, 52 projetos já foram beneficiados pelo edital. “Esta é uma iniciativa que firma um compromisso com a conservação da biodiversidade paranaense. O Paraná abriga grande parte do remanescente de Mata Atlântica mais preservado do País. Esse é um exemplo do que precisamos proteger para que a sociedade compreenda que o patrimônio natural bem conservado está diretamente conectado com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população”, afirma o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Robson Capretz.
Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas por e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando 1.600 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.