Quaraí tem melhor Ideb da Fronteira Oeste do RS

Município alcança nota maior que a meta de 2021 no Ensino Fundamental

Quaraí (RS) no Ideb
*Ideb 2019 Anos Iniciais: 6.5 (Meta: 5.5)
*Ideb 2019 Anos Finais: 5.1 (Meta: 4.7)
*Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2015 (aderiu ao Sistema de Ensino Aprende Brasil em 2014)
*Anos iniciais: Alcançou 118% da meta
*Anos finais: Alcançou 108% da meta
*Já ultrapassou a meta de 2021 em todo o Ensino Fundamental
*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (12%) e finais (16%) do Ensino Fundamental


Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram números de destaque na nota de Quaraí do Ensino Fundamental, com resultados maiores que as médias nacional e estadual. A nota de 6.5 nos anos iniciais foi 18% maior que a meta estipulada para 2019 (5.5). E a nota de 5.1 dos anos finais foi 8% maior que a meta (4.7).

Quaraí também ultrapassou a meta prevista para 2021 nas duas etapas do Ensino Fundamental. O histórico é consistente: o município segue bem acima da média nacional desde a avaliação de 2015. A média nacional da rede pública para os anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de 5.7; e dos anos finais (do 6º ao 9º ano) foi de 4.5. Na rede municipal, 58,5% dos municípios brasileiros atingiu a meta nos anos iniciais. E apenas 23,1% atingiram a avaliação proposta.

O município ainda obteve melhor Ideb entre os municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul: Alegrete (5.1 e 4.7), Barra do Quarai (4.9 e 4.4), Itacurubi (4.6 e *), Itaqui (4.9 e 3.8), Maçambará (4.5 e 4.0), Manoel Viana (4.3 e 3), Rosário do Sul (5.1 e *), Sant’Ana do Livramento (4.8 e 4.0), Santa Margarida do Sul (* e 3.7), São Borja (5.5 e 3.9), São Gabriel (4.6 e 3.7) e Uruguaiana (5.5 e 4.4) Os números entre parênteses representam as notas dos anos iniciais e finais, respectivamente. 

A secretária de Educação e Cultura do município, Taíla da Silva lemes, conta que o resultado é conquista de um trabalho coletivo, onde todos possuem o objetivo de oferecer realmente uma educação de qualidade. “Queremos fazer a Educação ser efetivamente a ferramenta de transformação da nossa sociedade, e assim foi realizado o planejamento das nossas ações, que buscam em sua maioria ofertar o melhor da nossa rede para às famílias que confiam a Educação de seus filhos à nossas escolas. O Aprende Brasil, que está conosco desde 2014, foi instrumento importante na construção do planejamento da rede, no apoio ao setor pedagógico, nas formações dos nossos profissionais e também pela credibilidade da empresa, que passou segurança aos pais”, justifica. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

* Município não participou da avaliação nesta etapa em 2019.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.


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