Projeto Vozes do Litoral inicia pesquisa com educadores

Coordenadores pedagógicos dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense, se reuniram no Teatro Municipal Raquel Costa, em Paranaguá, para o lançamento do primeiro projeto do ADE: o “Vozes do Litoral”. Cerca de 160 profissionais da educação e autoridades da área estiveram presentes para conhecer o projeto, que, neste momento, busca orientar, formar e preparar os coordenadores para o trabalho de mobilização junto aos educadores.

A iniciativa consiste em uma pesquisa direcionada aos professores da Educação Infantil,  Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e Educação Especial, além dos coordenadores pedagógicos. A ideia é mapear os principais desafios enfrentados em sala de aula nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa para, a partir dos dados, construir os projetos a serem desenvolvidos pelo ADE Litoral Paranaense com foco na temática já definida pelos dirigentes municipais de Educação e suas equipes.

“O grande propósito da pesquisa e do movimento do ADE é, primeiramente, construir algo de forma colaborativa, dando espaço e voz aos profissionais da educação. Não vamos trazer um projeto pronto, e, sim, construir de acordo com a realidade e vivência de cada professor. É valorizando as opiniões dos educadores que conseguiremos propor projetos e ações que efetivamente farão a diferença na Educação da região. Este é um movimento coletivo de construção”, destaca a coordenadora de Implantação de Projetos Sociais do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca. A pesquisa será realizada na segunda quinzena de setembro. Em outubro, os dados serão compilados e analisados e, em seguida, serão definidos os projetos a serem implantados.

A diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, apresentou o trabalho realizado pelo Instituto como mediador de planejamento, investidor social do processo e impulsionador do trabalho colaborativo dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação. “Como forma de contribuir com a Educação pública do Paraná, trouxemos a metodologia do ADE ao estado. O ADE Litoral Paranaense é pioneiro e, juntamente com os dirigentes municipais de Educação, queremos colaborar com iniciativas que refletem a necessidade e farão a diferença no dia a dia das escolas da região, construindo projetos que fortaleçam ainda mais a aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa”, destaca.

O encontro contou com uma fala sobre colaboração, conduzida pela palestrante Daiane Zdradek, e apresentação do grupo de fandangueiros Fandanguara, de Guaraqueçaba, além do lançamento  do projeto Vozes do Litoral, pela secretária municipal de Educação de Paranaguá, Tenile Cibele do Rocio Xavier.

O evento teve, ainda, a presença do prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Marcelo Roque, do prefeito de Morretes, Sebastião Júnior, dos secretários municipais de Educação de Morretes, Adriana Assumpção, Guaraqueçaba, Sidney França, e de Guaratuba, Fernanda Monteiro.

Cenário

Atualmente, 238 municípios brasileiros trabalham em 15 diferentes Arranjos, alcançando resultados importantes como diminuição da evasão, correção de distorção idade/série escolar, elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), formação continuada e aprimoramento da grade curricular. São cerca de 450 mil alunos beneficiados com as ações desenvolvidas pelos ADEs.

Instituto Positivo

OInstituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br

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