Um tratamento personalizado e digital, feito a partir de algoritmos, idealizado para auxiliar médicos na prescrição de antibióticos de forma mais efetiva dentro dos hospitais. Essa foi a proposta vencedora da 6.ª edição do Programa Health Innovation PUCPR (HiPUC), evento de inovação em saúde realizado em Curitiba (PR). O farmacêutico Tiago Zequinão é um dos cinco integrantes da equipe campeã. O projeto apresentado pelo grupo é o mesmo que ele desenvolve em seu doutorado e tem como base sua experiência no Hospital Universitário Cajuru (HUC), instituição com atendimento 100% SUS de Curitiba.
Além de Tiago, que faz parte do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do HUC e é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, o grupo vencedor é composto por estudantes dos cursos de Medicina e Engenharia Biomédica. “Um projeto feito por várias mãos fica muito melhor. Outras pessoas vieram e ajudaram a transformar a ideia em um produto, dando um aspecto de mercado muito bom. Utilizando dados laboratoriais e do prontuário do paciente, a Inteligência Artificial cria uma base de dados que dá suporte ao médico”, descreve Tiago.
Imersão
O HiPUC foi realizado pela Escola de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ao longo de três dias de imersão, foram realizados workshops, aulas e mentorias sobre saúde, negócios e tecnologias, o que contribuiu para o desenvolvimento das ideias.
O evento reuniu acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento para desenvolver soluções inovadoras e criativas para a saúde. Com o tema “O futuro da saúde é digital”, os estudantes se dividiram em equipes multidisciplinares, desenvolveram ideias e criaram projetos. A equipe vencedora foi premiada com uma viagem para conhecer um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil, a rede de saúde integrada Dasa, empresa do segmento de hospitais e medicina diagnóstica, em São Paulo (SP).