[flgallery id=1313 /]
O tema, atual e polêmico, no centro de um projeto de incentivo à leitura, causou impacto entre os alunos e chamou a atenção também dos jurados. O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias”, desenvolvido pela professora Gisele Rodrigues e que aborda a violência contra as mulheres, foi o vencedor do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Privada. A 5ª edição do prêmio, que tem como objetivo disseminar e reconhecer boas práticas de incentivo à leitura, premiou escolas públicas e privadas do Ensino Básico. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio São Mateus, em Cachoeirinha (RS), Gisele conta que a ideia do projeto começou com a leitura de um trecho da biografia de Malala, presente no material didático adotado pela escola, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino. A ativista paquistanesa, vencedora do Nobel da Paz, foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender os direitos das mulheres à educação. “O material despertou o interesse e a discussão e percebi que podia fazer os alunos refletirem a respeito do tema por meio de trabalhos de leitura e escrita”, explica Gisele.
Além de explorar os aspectos pedagógicos de leitura, literatura e produção de texto, a professora afirma que a experiência serviu para esclarecer os alunos sobre violência doméstica e a condição da mulher na sociedade. “Conseguimos chamar a atenção para uma questão muito importante, que foi trazida à tona por meio do material didático. O trabalho estimulou a reflexão, conseguiu sensibilizar e gerar conscientização”, destaca Gisele.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.