Escola Municipal Diógenes Medeiros Wanderley recorda Independência do Brasil com comunidade e alunos do Ensino Fundamental
Na feira, no comércio, nos prédios públicos e nas ruas, quatro estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental entrevistam quase 100 pessoas a respeito da Independência do Brasil, que completou 200 anos em 2022. A cena faz parte de um projeto desenvolvido na rede municipal de Educação de Poço das Trincheiras, Alagoas, e foi parar no Encontro Nacional de História, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Agora, o mesmo projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.
Motivado pela ocasião da vinda do coração de D. Pedro I ao Brasil, o professor Luiz Silva propôs uma discussão a seus alunos. A ideia era entender qual a visão, narrativa ou interpretação os moradores do município guardam sobre a Independência do Brasil. “Chegamos à conclusão de que a maior parte dos entrevistados ainda entende a Independência como um feito heroico, protagonizado apenas por D. Pedro I”, conta o professor. Além da interação com a comunidade local, o trabalho desenvolvido em sala de aula alcançou fronteiras mais distantes. O projeto “Independência do Brasil: do coração morto de D. Pedro as narrativas discentes da comunidade” foi inscrito por Luiz em um dos maiores eventos de História do país, na UFAL. Sempre sob a supervisão do mestre, os quatro estudantes foram até Maceió para apresentar suas conclusões na universidade.
Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “É gratificante perceber até onde podem chegar nossas crianças quando são devidamente encorajadas. A interação desse projeto com a comunidade do município e com a comunidade acadêmica da UFAL mostra que não há limites para as boas práticas pedagógicas”, pontua. No caso de Poço das Trincheiras, o trabalho foi desenvolvido com o 8º ano do Ensino Fundamental, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Concurso Nacional
O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.
_______________________________________
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.