Projeto da rede municipal de Educação de Pato Branco é finalista de concurso nacional

CMEI Menino Deus ensina alunos da Educação Infantil a ter respeito pela natureza e pelas pessoas

Da construção dos ninhos às asas abertas para o voo, a vida de um passarinho é cheia de descobertas. Infelizmente, o mesmo não acontece com aquelas aves que são mantidas em gaiolas por boa parte da vida. Em Pato Branco, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Deus trouxe esse debate em torno da liberdade dos pássaros como ponto central de uma reflexão mais ampla, sobre respeito ao próximo e à natureza. Idealizado pela professora Bruna Serpa, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Com sementes, argila, gravetos e porongo, as crianças puderam explorar e manusear materiais ligados à natureza. Falamos sobre os quatro elementos – ar, fogo, terra e água -, discutimos os hábitos de diferentes pássaros e construímos bebedouros para eles com materiais recicláveis, além da casinha do joão-de-barro, utilizando argila”, detalha Bruna. A professora explica que o objetivo da atividade é fazer com que as crianças percebam a necessidade de ter cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. 

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “Nossa missão, enquanto educadores, deve ser preparar as crianças para a vida. Na Educação Infantil, essa missão passa por ensinar o papel de cada uma delas na construção de um mundo melhor e mais justo”, pontua. No caso de Pato Branco, o trabalho foi desenvolvido com o G4 da Educação Infantil, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado  será divulgado no dia 31 de janeiro.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Com mais de 5 mil profissionais, farmacêutica atrai talentos de diferentes estados e países, fortalecendo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >