Programa desenvolvido pelo Sicredi reforça potencial de impacto positivo do cooperativismo de crédito

[flgallery id=3846 /]

Engajada na promoção da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, instituição financeira cooperativa realiza jornada de formação nas cooperativas com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro 

Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Pacto Global, tem atuado para engajar empresas e organizações visando o fortalecimento de estratégias e ações para a promoção da Agenda 2030. As ações planejam um futuro mais positivo para o planeta e instituições a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com mais de 1,1 mil membros, a Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo e inclui organizações como o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil que, ao longo de sua história, desenvolve iniciativas de impacto positivo conectadas ao propósito do modelo de negócio, integrando também o Pacto Global desde 2020. E para ampliar ainda mais os esforços na área, o Sicredi lançou nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o “Programa ODS 2030”, voltado para a formação de mais de 300 integrantes dos Comitês de Sustentabilidade das cooperativas que atuam nos três estados. 

O projeto é desenvolvido com o Grupo Anga&Din4mo, holding de serviços de implementação de cultura humanizada, capitalismo consciente e inclusão social, e conta com a consultoria em cultura organizacional da Tribo Global. Além de alavancar o desempenho do Sicredi junto ao Pacto Global, o programa busca ampliar reflexões e ações sobre a sustentabilidade alinhadas ao empreendedorismo e ao modelo de negócio.

Segundo o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o cooperativismo de crédito já possui em seu modelo secular propósitos ligados à sustentabilidade e desenvolvimento, tanto dos associados como das comunidades, o que representa uma alternativa ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). “Entender os princípios, estar disposto a estudar os objetivos, aceitar e encarar as metas integrantes do Pacto Global é desafiador e nobre, pois transcende o presente e nos remete a olhar o futuro com muita esperança, uma vez que todos podemos ser artífices de um mundo melhor. Isso é cidadania e cooperação. Esse é o cooperativismo que idealizamos, praticamos e acreditamos: com pessoas ajudando pessoas”, destaca.

 Formação 

O programa de formação foi elaborado a partir de quatro temas fundamentais que se relacionam ao negócio e estão interligados aos ODS: Consciência e Humanização; Atuação Diversa e Inclusiva; Tecnologia e Inovação Social e Justiça Financeira. Logo no lançamento, os participantes puderam acompanhar a palestra do diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, que destacou a importância do propósito para empresas e instituições. O evento on-line contou ainda com a participação do co-fundador da Din4mo e uma das principais lideranças em investimentos de impacto no Brasil, Marco Gorini. Na abertura, os convidados integrantes da cooperativas foram encorajados a refletir sobre o papel de cada um, mesmo com diferentes hierarquias, dentro do negócio voltado para o impacto positivo. Incorporado ao programa de formação, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir à palestra do COO Anga&Din4mo, Pedro Nascimento, com o tema “Gestão do Futuro” e a fala do EO da Tribo Global, Stephanie Crispino, sobre “Liderança e Cultura Consciente”.

Além de palestras e encontros on-line, o programa de formação também disponibilizou um kit de estudos para as principais lideranças dos Comitês de Sustentabilidade com livros sobre capitalismo consciente e sustentabilidade nos negócios. “As iniciativas desenvolvidas são para manter nossas lideranças e colaboradores engajados na causa cooperativista, por isso buscamos realizar ações de formação e parcerias que ajudem a fomentar ainda mais nosso propósito de garantir uma sociedade mais próspera”, finaliza Dasenbrock.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >