Programa de educação do Sicredi chega à capital paulista do cooperativismo

Principal iniciativa de responsabilidade social da instituição, o Programa A União Faz a Vida já beneficiou mais de 4,2 milhões de alunos em todo o país; agora vai demonstrar uma nova forma de ensinar e aprender em Bebedouro (SP)

Com mais de 76 mil habitantes, o município paulista de Bebedouro foi nomeado em 2023, como a “Capital Estadual do Cooperativismo”. O título foi alcançado por meio de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, destacando a relevância do modelo de negócio para a cidade e a região. Esse impacto positivo também chega às escolas do município em 2024, com o  Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.

Com a novidade, as escolas públicas de Bebedouro parceiras do PUFV podem adotar a metodologia de projetos desenvolvida pelo programa, que promove a formação continuada de professores e coloca os alunos como parte fundamental do processo de aprendizagem. Essa iniciativa, que já beneficia mais de 4,2 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil, será implementada no município por iniciativa da Sicredi Aliança PR/SP, umas das 105 cooperativas do Sistema que atua no oeste do Paraná e nessa região de São Paulo. 

“Somos uma instituição financeira da comunidade, e, com essa iniciativa, conseguimos impulsionar o desenvolvimento do município e de toda a região. Por meio da educação, impactamos as crianças e suas famílias. Esta é uma forma de a cooperativa retribuir os resultados às cidades onde estamos presentes, ensinando os princípios da cooperação”, afirma o presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner, que também destaca que Bebedouro é a primeira cidade paulista da área de atuação da cooperativa a ter o PUFV em escolas públicas.

Para o prefeito da cidade, Lucas Seren, esse olhar para o desenvolvimento das comunidades é um diferencial do Sicredi e ajuda a fomentar o presente e o futuro dos moradores. “O setor público precisa e carece de boas parcerias em todas as áreas, e a educação é uma área importantíssima para transformação social, para abrir portas e caminhos para as nossas crianças. Então, um programa como esse, que traz qualificação para os nossos professores, uma metodologia diferenciada de trabalho e, consequentemente, transforma a vida dessas crianças”, observa.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 3,9 mil escolas de mais de 650 municípios de todo o Brasil. A iniciativa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso do programa está aliado ao engajamento de diversos integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, incluindo educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais. ”Com esse projeto, o professor vai articular os seus conteúdos curriculares e envolver o que chamamos de comunidades de aprendizagem, que nada mais são do que as pessoas daquela comunidade, que podem trazer informações, conteúdos para dentro daquele projeto, para contribuir com a formação daquelas crianças e adolescentes”, destaca a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes.

Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida reforça valores do cooperativismo. “A iniciativa ajuda a desenvolver o espírito de solidariedade e, com isso, contribui para a construção de uma sociedade mais próspera, preparando as novas gerações para a liderança do futuro, apoiada em princípios como ética, cooperação e ajuda mútua”, finaliza. 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  

Share:

Latest posts

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Com mais de 5 mil profissionais, farmacêutica atrai talentos de diferentes estados e países, fortalecendo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >