Programa de Aprendizagem impulsiona jovens na efetivação profissional

Com atuação do CIEE/PR mais de 10,6 mil jovens foram beneficiados pelo Programa em 2022; experiência adquirida pelos aprendizes durante o desenvolvimento da iniciativa é um diferencial na hora da contratação

O Programa de Aprendizagem do CIEE/PR é uma iniciativa significativa na preparação e inserção de jovens estudantes no mundo do trabalho. Em 2022, o programa contou com a participação de mais de 2,4 mil empresas parceiras, beneficiando aproximadamente 10,6 mil jovens paranaenses.

“O programa promove a formação abrangente para os estudantes, aliando capacitação teórica com experiência prática nas empresas por meio de um contrato especial com vínculo empregatício de prazo determinado”, explica o supervisor da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Carlos Roberto Oliveira de Almeida Santos.

Uma das vantagens do Programa de Aprendizagem é que ele qualifica e estimula a contratação formal dos participantes. Empresas como o Graciosa Country Clube, em Curitiba (PR), têm sido parceiras do CIEE/PR desde 2007 e experimentado resultados positivos com o programa. O Graciosa já trabalhou com 65 jovens aprendizes, alcançando uma taxa de efetivação de 80% ao final do programa. 

Boas impressões

O analista sênior de Recursos Humanos do Graciosa Country Club, Paulo Henrique Poletto, ressalta a visão da empresa em relação aos jovens aprendizes. Segundo ele, a intenção é que eles não entrem apenas para cumprir o período de dois anos do programa, mas se tornem funcionários efetivos. “É muito diferente ver o jovem aprendiz entrando e saindo do programa em comparação com aqueles que são efetivados”, enfatiza. 

De acordo com os profissionais de RH do Graciosa Country Club, os aprendizes adquirem habilidades profissionais notáveis com a iniciativa. “Eles já vêm preparados e formados pelo programa porque já passaram por feedbacks, avaliações”, explica a gerente de RH do clube, Eloise Fabiana Wengrath.

A ex-aprendiz e atual assistente de RH do Graciosa, Maria Eduarda de Oliveira, afirma que o clube preza por efetivar os aprendizes devido à experiência já adquirida e pelo contato prévio com a cultura da empresa. “Valorizamos quem já possui o pensamento, entende como funciona e já está acostumado com nossa cultura”, complementa.

Além de beneficiar os estudantes, o Programa de Aprendizagem traz vantagens para  as empresas, que podem contar com profissionais em formação e com o auxílio do CIEE/PR durante todo o período do programa. 

Somente durante o mês de maio, o clube prevê efetivar ao menos mais dois aprendizes. “Estávamos com gestores disputando entre si”, relembra  a ex-aprendiz e assistente de RH, Marcelly Verônica Lima Sum, ao falar sobre a importância da função do aprendiz na dinâmica da empresa. “Nós precisamos de aprendizes”, enfatiza.

Auxílio multidisciplinar

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR conta com uma equipe multidisciplinar composta por instrutores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais que têm como objetivo assistir e auxiliar os jovens ao longo do programa. Essa abordagem visa ajudar os aprendizes em seu desenvolvimento profissional, descoberta de talentos e apoio psicossocial. “Se o jovem souber e tiver atitude para aproveitar a oportunidade, ele terá uma excelente formação”, finaliza a gestora Eloise.

Para participar do programa, basta estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino e realizar o cadastro no site do CIEE/PR.

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >