Encontro, marcado para o dia 25 de maio, em Recife, recebe especialista Max Haetinger
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O uso de novas ferramentas e estratégias que consigam atrair a atenção de estudantes tem se tornado cada vez mais necessário. Segundo pesquisa da Universidade Estadual da Califórnia, a concentração média dos alunos dessa nova geração é de 3 a 5 minutos, antes que se distraiam. Para lidar com essa realidade, é preciso que as escolas sejam mais criativas e inovadoras. E é com esse foco que o professor e doutor em Ciências da Educação e consultor da Conquista Soluções Educacionais, Max Haetinger, ministra a palestra “Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios!” em Recife, no próximo dia 25, no Mar Hotel Conventions.
Durante a palestra, Haetinger destaca que escolas e educadores precisam assumir novas posturas e desenvolver novas competências para garantir o aprendizado da nova geração de estudantes. Além de falar sobre as novas práticas que precisam ser levadas à sala de aula, o professor também aborda a evolução tecnológica na Educação e a aprendizagem criativa e lúdica.
“Hoje, a escola não lida apenas com conteúdo, mas com comportamento e valores. O professor não se preocupa só com o livro, mas com a iniciativa, autonomia e empregabilidade do seu aluno. E o estudante, por sua vez, tem um novo perfil”, explica Haetinger. Para ele, os smartphones, a internet e novos dispositivos tecnológicos não devem ser vistos apenas como dispersores da atenção de crianças e adolescentes, mas também como ferramentas a serem utilizadas em sala de aula, numa combinação entre o conteúdo didático e práticas interativas. “É preciso que o professor se mantenha na posição de tutor das atividades, criando limites sobre o tempo e forma de uso dos recursos tecnológicos”, reforça.
“Hoje, os alunos têm muito mais acesso às informações que nós, quando tínhamos a idade deles, mas eles têm menos desenvolvimento emocional e de valor que nós”, lembra o professor, reforçando que, na educação atual e do futuro, as habilidades exigidas são diferentes: “as competências que nortearam o século passado e que constituíram a base da era industrial eram baseadas na memorização e na repetição, mas isso será praticamente inútil nos próximos vinte anos. Tudo o que é memorizável e que pode ser automatizado, os computadores e as máquinas já o fazem por nós”.
A motivação dos alunos na hora de aprender também é um dos tópicos abordados por ele com os professores. Para Haetinger, a forma de ver e trabalhar o conteúdo é o segredo para melhorar o engajamento dos estudantes. “É preciso afastar a ideia de que apenas se aprende Geografia olhando para os mapas, Português lendo livros, Matemática calculando, quando isso não é verdade. É decepcionante saber que, após dez ou doze anos de aprendizagem, os alunos retêm apenas de 30% a 45% daquilo que lhe foi ensinado. Os professores perdem o seu tempo, as crianças e os jovens idem e o Estado gasta dinheiro inutilmente”, expõe.
A palestra “Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios!” faz parte de um evento promovido pela Conquista Solução Educacional e acontece a partir das 8h30, no Mar Hotel Conventions. O evento é gratuito e direcionado às escolas conveniadas da Conquista, porém, estão disponíveis algumas vagas para demais educadores. Os interessados podem se inscrever pelo email vfernandes@positivo.com.br. As vagas são limitadas.
Durante a palestra, Haetinger destaca que escolas e educadores precisam assumir novas posturas e desenvolver novas competências para garantir o aprendizado da nova geração de estudantes. Além de falar sobre as novas práticas que precisam ser levadas à sala de aula, o professor também aborda a evolução tecnológica na Educação e a aprendizagem criativa e lúdica.
“Hoje, a escola não lida apenas com conteúdo, mas com comportamento e valores. O professor não se preocupa só com o livro, mas com a iniciativa, autonomia e empregabilidade do seu aluno. E o estudante, por sua vez, tem um novo perfil”, explica Haetinger. Para ele, os smartphones, a internet e novos dispositivos tecnológicos não devem ser vistos apenas como dispersores da atenção de crianças e adolescentes, mas também como ferramentas a serem utilizadas em sala de aula, numa combinação entre o conteúdo didático e práticas interativas. “É preciso que o professor se mantenha na posição de tutor das atividades, criando limites sobre o tempo e forma de uso dos recursos tecnológicos”, reforça.
“Hoje, os alunos têm muito mais acesso às informações que nós, quando tínhamos a idade deles, mas eles têm menos desenvolvimento emocional e de valor que nós”, lembra o professor, reforçando que, na educação atual e do futuro, as habilidades exigidas são diferentes: “as competências que nortearam o século passado e que constituíram a base da era industrial eram baseadas na memorização e na repetição, mas isso será praticamente inútil nos próximos vinte anos. Tudo o que é memorizável e que pode ser automatizado, os computadores e as máquinas já o fazem por nós”.
A motivação dos alunos na hora de aprender também é um dos tópicos abordados por ele com os professores. Para Haetinger, a forma de ver e trabalhar o conteúdo é o segredo para melhorar o engajamento dos estudantes. “É preciso afastar a ideia de que apenas se aprende Geografia olhando para os mapas, Português lendo livros, Matemática calculando, quando isso não é verdade. É decepcionante saber que, após dez ou doze anos de aprendizagem, os alunos retêm apenas de 30% a 45% daquilo que lhe foi ensinado. Os professores perdem o seu tempo, as crianças e os jovens idem e o Estado gasta dinheiro inutilmente”, expõe.
A palestra “Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios!” faz parte de um evento promovido pela Conquista Solução Educacional e acontece a partir das 8h30, no Mar Hotel Conventions. O evento é gratuito e direcionado às escolas conveniadas da Conquista, porém, estão disponíveis algumas vagas para demais educadores. Os interessados podem se inscrever pelo email vfernandes@positivo.com.br. As vagas são limitadas.