Avaliação do município nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta melhora de 23%, de acordo com o MEC
Princesa (SC) no Ideb *Ideb 2019 Anos Iniciais: 7.4 (Meta: 5.7) *Alcançou 130% da meta deste ano *9º melhor Ideb do estado (rede municipal, anos iniciais) *Crescimento de 23% de 2017 para 2019 *Pontuação 30% maior que a média nacionalP *ontuação 17% maior que a média estadual *Já ultrapassou a meta de 2021 |
Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram um relevante crescimento na nota de Princesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o 9o melhor resultado do estado de Santa Catarina na rede municipal. A nota de 7.4 (em uma escala de 0 a 10) foi 30% maior que a média nacional e 17% maior que a estadual.
Princesa também ultrapassou a meta projetada para 2021. O histórico é consistente: o município segue bem acima da média nacional desde a avaliação de 2015. A média nacional da rede pública para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 5.7. A cidade não teve notas de anos finais por não ter número de participantes suficientes para gerar os dados.
A secretária de Educação do município, Angélica Nós, conta que a melhora é resultado do trabalho de acompanhamento próximo que vem sendo feito na educação municipal com os docentes. “Investimos na capacitação dos professores e na implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, que oferece vários simulados, trilhas para os alunos, os professores trabalham mais com práticas, jogos de raciocínio, etc. O trabalho é interdisciplinar e todos os professores de áreas trabalham em conjunto”, expõe.
O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em Português e Matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.
Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são frutos de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a nota de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.