Premiada como uma das 10 melhores professoras do mundo, educadora inspira colegas brasileiros

[flgallery id=3334 /]

Débora Garofalo fala sobre sua trajetória e projetos ao longo do podcast PodAprender

Débora Garofalo foi a primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, que tem como objetivo destacar a importância dos professores e como os seus esforços devem ser reconhecidos em todo o mundo. A premiação, considerada o Nobel da Educação, foi recebida por ela em 2019 em reconhecimento ao projeto Robótica com Sucata, que desenvolveu com alunos da educação pública de São Paulo. 

Débora formou-se em Letras e Pedagogia, é mestranda em Educação e teve uma trajetória de ida e volta às salas de aula, com outras experiências na carreira, em indústria e bancos antes de retornar à docência. “Eu voltei para a sala de aula justamente para a educação pública por acreditar que ali é onde o professor realmente faz a diferença. Mas ter a oportunidade de ter presenciado esses outros olhares me fez ser um pouco da professora que me tornei”, conta. 

Foi em 2015 que ela criou o trabalho de Robótica com Sucata em uma escola municipal da Zona Sul da cidade de São Paulo. “70% dos meus estudantes me relatavam que o lixo era um problema sério na vida deles. Naquele momento, eu podia ficar indiferente ou entender que era com o lixo que eu tinha que trabalhar. Eu precisava potencializar o lixo como um objeto de conhecimento”, relata sobre a realidade do meio educativo quando criou o projeto que leva o conhecimento de robótica com a utilização de sucatas retiradas das ruas da cidade. 

“O Robótica com Sucata me fez ser e ter esse olhar diferenciado para o trabalho dentro da sala de aula. Entender que os estudantes são o centro do processo de aprendizagem e o professor é só um parceiro, aquele que vai apoiar essas ações”, explica Débora. “Eu tinha que mostrar pra eles o poder que eles tinham de realmente transformar a comunidade deles”. 

Em uma carta de agradecimento recebida por Débora, escrita por seus alunos, na entrega do prêmio, uma frase se destacou: “professora, obrigada por entender que na favela moram pessoas”. “Essa frase pra mim é muito forte porque a gente faz todo um trabalho mas nunca entende o que de fato se passa na cabeça de um estudante e como todo esse momento de aprendizado vai realmente impactá-los”, expõe Débora. 

Para os colegas de profissão, a professora indica que a cobrança deve estar presente nos dois lados. “Hoje, estar nessa posição de ser reconhecida por esse trabalho me traz também uma grande responsabilidade com meus próprios colegas, de mostrar que é necessário que nós tenhamos altas expectativas para os nossos estudantes, mas é essencial nós termos altas expectativas para nós mesmos, os professores”, aconselha. 

“O professor é essencial. É necessário que ele entenda que ele precisa dar o primeiro passo. O segundo passo é que ele compreenda que realmente precisa envolver o território educativo. Hoje, eu não acredito mais numa educação somente baseada numa sala de aula com quatro paredes. A educação perdeu um pouco dessa essência e precisa envolver o território educativo”, afirma Débora, indicando ainda que é preciso entender que a inovação e a tecnologia precisam estar contextualizadas para os alunos. “E, mais do que isso, eles precisam entender que a educação não está distante da realidade deles. É preciso envolver esses estudantes em resoluções de problemas, trazer um pouco dos aspectos reais para realmente transformar essa realidade em objeto de conhecimento”. 

Débora conta mais sobre sua trajetória até o prêmio no oitavo episódio do podcast PodAprender, com o tema “SuperProf – conheça Débora Garofalo, uma das dez melhores professoras do mundo“. Com produção da Central Press Brasil, o PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis. 

Share:

Latest posts

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
Brinde da primeira ação pode ser completado em futuras datas comemorativas A campanha de Dia das Mães...
Saiba mais >
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
Multinacionais WEG e Senior Sistemas expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal...
Saiba mais >
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade
Dez equipamentos da Helper Tecnologia estão sendo instalados em pontos estratégicos da capital A integração...
Saiba mais >
neo
Parkinson pode afetar muito mais do que movimentos; casos devem crescer consideravelmente
Dificuldade em realizar tarefas simples, como escovar os dentes, pode levar a complicações graves. Estudos...
Saiba mais >