Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação

Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores

Cerca de 150 profissionais e líderes da Educação do litoral paranaense se reuniram na quinta-feira (27), em Paranaguá, para fortalecer o compromisso da região com a educação pública de qualidade. O evento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense (ADE LP) contou com o apoio do Instituto Positivo (IP), instituição sem fins lucrativos mantida pela Positivo Educacional, e parceiro técnico do ADE.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação de Antonina, Simone Medina Chaves; o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro Soares Truchinski; e o secretário Municipal de Educação, Luciano Vidal Barbosa; a vice-prefeita e secretária Municipal de Educação de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus; a coordenadora pedagógica de Matinhos, Simone Cordeiro; a secretária Municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção; a secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcega; a secretária Municipal de Educação de Pontal do Paraná, Cintia Mendes da Silva, e a vice-prefeita, Patrícia Marcomini; o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná – CIEDIPAR, Jacir Bombonato Machado; a representante do Núcleo Regional de Educação do Paranà, Simone Flauzino; e o presidente da Positivo Educacional e Instituto Positivo, Lucas Guimarães. 

No período da manhã, prefeitos e representantes de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná assinaram o termo de compromisso com o ADE Litoral Paranaense. O arranjo, reconhecido pelo Ministério da Educação como um mecanismo de colaboração entre redes de ensino, busca impulsionar transformações educacionais em municípios de pequeno e médio porte. O ato reforça o compromisso com a continuidade dos objetivos do ADE Litoral Paranaense, especialmente no aprimoramento dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais.

Outro momento importante foi o lançamento do livro Sete Vozes e um propósito – a jornada da colaboração das redes de ensino e a cultura do Litoral Paranaense, que reúne 82 boas práticas educacionais nas sete cidades do litoral do Paraná. A obra documenta experiências bem aplicadas nas escolas da região, e serve como referência para outras redes de ensino que buscam aprimorar os processos pedagógicos.

Os participantes acompanharam uma palestra com o assessor técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Francisco Matos. O representante do órgão abordou o papel do FNDE na implementação de políticas públicas educacionais e na destinação de recursos para os municípios, esclarecendo dúvidas sobre os programas e ações do governo federal.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira, o evento marca oficialmente o início de mais um ano de trabalho colaborativo em prol da educação pública no Litoral Paranaense. “Nosso propósito enquanto apoiadores dos ADEs é justamente colaborar uns com os outros. Isso é fundamental para fortalecer a educação pública. O lançamento deste livro é um marco, pois reúne iniciativas concretas que já estão transformando o ensino na região”, afirma.

“Encontramos no litoral paranaense uma terra fértil onde podemos semear a colaboração municipal. Hoje, temos 32 mil bons motivos para estarmos aqui. Essa colaboração nos fortalece, e sempre terá como resultado uma educação melhor”, complementou o presidente da Positivo Educacional e do Instituto Positivo, Lucas Guimarães, referindo-se ao número de estudantes da rede municipal dos municípios participantes.

Livro retrata a trajetória do ADE Litoral Paranaense

Organizado pela pesquisadora do Instituto Positivo, Maíra Weber, o livro conta com fotografias de Joel Rocha, texto sobre a história dos municípios, poemas e ilustrações do arte-educador Denni Capetta. A obra, também disponível em versão on-line, reúne textos da equipe do Instituto Positivo e de representantes das redes de ensino que integram os municípios do ADE Litoral Paranaense, destacando as boas práticas implementadas desde 2022. “Coordenadores pedagógicos e gestores escolares da região participaram de inúmeros encontros de formação continuada e o livro representa esse esforço coletivo de profissionais comprometidos com o avanço e o aperfeiçoamento da educação no litoral”, avalia Maíra Weber. Confira o livro no site: https://institutopositivo.org.br/download/sete-vozes-e-um-proposito/

Inspirado no projeto Avança Litoral, a Secretaria Municipal de Educação de Morretes implementou o “Avança Morretes – Coordenadores em Ação”, para aprimorar as práticas pedagógicas. “Se compartilhamos as experiências individuais dos municípios, podemos todos aprender, adaptar e melhorar. Espero que agora, com a troca de gestão, os demais municípios continuem esse trabalho colaborativo, que já apresentou sucesso. Morretes, por exemplo, recebeu medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, explica a secretária municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção.

A secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcerga, destaca a relevância do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense, iniciativa realizada em parceria com o Instituto Positivo. “O projeto promove uma reflexão sobre a importância dos termos de cooperação entre os sete municípios da região. O que se evidencia é que, muitas vezes, as dificuldades enfrentadas em nosso município podem ser superadas com o apoio dos municípios vizinhos. A força dessa colaboração entre os sete municípios litorâneos está na busca por um objetivo comum: garantir a qualidade da educação para todos os estudantes de nosso Litoral”, enfatiza.

Sobre ADE Litoral Paranaense

Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhoria da educação do território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Com a proposta de incentivar a leitura para além dos muros da escola e aproximá-la da comunidade, o Colégio...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Especialistas, organizações educacionais e territórios colaborativos defendem que a cooperação entre...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação
Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores Cerca...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Cibersegurança e engenharia de dados: conheça profissões com emprego praticamente garantido no Brasil
Se, por um lado, a busca por emprego pode ser complexa e demorada, por outro, muitas empresas têm encontrado...
Saiba mais >