Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores
Cerca de 150 profissionais e líderes da Educação do litoral paranaense se reuniram na quinta-feira (27), em Paranaguá, para fortalecer o compromisso da região com a educação pública de qualidade. O evento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense (ADE LP) contou com o apoio do Instituto Positivo (IP), instituição sem fins lucrativos mantida pela Positivo Educacional, e parceiro técnico do ADE.
Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação de Antonina, Simone Medina Chaves; o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro Soares Truchinski; e o secretário Municipal de Educação, Luciano Vidal Barbosa; a vice-prefeita e secretária Municipal de Educação de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus; a coordenadora pedagógica de Matinhos, Simone Cordeiro; a secretária Municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção; a secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcega; a secretária Municipal de Educação de Pontal do Paraná, Cintia Mendes da Silva, e a vice-prefeita, Patrícia Marcomini; o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná – CIEDIPAR, Jacir Bombonato Machado; a representante do Núcleo Regional de Educação do Paranà, Simone Flauzino; e o presidente da Positivo Educacional e Instituto Positivo, Lucas Guimarães.
No período da manhã, prefeitos e representantes de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná assinaram o termo de compromisso com o ADE Litoral Paranaense. O arranjo, reconhecido pelo Ministério da Educação como um mecanismo de colaboração entre redes de ensino, busca impulsionar transformações educacionais em municípios de pequeno e médio porte. O ato reforça o compromisso com a continuidade dos objetivos do ADE Litoral Paranaense, especialmente no aprimoramento dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais.
Outro momento importante foi o lançamento do livro Sete Vozes e um propósito – a jornada da colaboração das redes de ensino e a cultura do Litoral Paranaense, que reúne 82 boas práticas educacionais nas sete cidades do litoral do Paraná. A obra documenta experiências bem aplicadas nas escolas da região, e serve como referência para outras redes de ensino que buscam aprimorar os processos pedagógicos.
Os participantes acompanharam uma palestra com o assessor técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Francisco Matos. O representante do órgão abordou o papel do FNDE na implementação de políticas públicas educacionais e na destinação de recursos para os municípios, esclarecendo dúvidas sobre os programas e ações do governo federal.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira, o evento marca oficialmente o início de mais um ano de trabalho colaborativo em prol da educação pública no Litoral Paranaense. “Nosso propósito enquanto apoiadores dos ADEs é justamente colaborar uns com os outros. Isso é fundamental para fortalecer a educação pública. O lançamento deste livro é um marco, pois reúne iniciativas concretas que já estão transformando o ensino na região”, afirma.
“Encontramos no litoral paranaense uma terra fértil onde podemos semear a colaboração municipal. Hoje, temos 32 mil bons motivos para estarmos aqui. Essa colaboração nos fortalece, e sempre terá como resultado uma educação melhor”, complementou o presidente da Positivo Educacional e do Instituto Positivo, Lucas Guimarães, referindo-se ao número de estudantes da rede municipal dos municípios participantes.
Livro retrata a trajetória do ADE Litoral Paranaense
Organizado pela pesquisadora do Instituto Positivo, Maíra Weber, o livro conta com fotografias de Joel Rocha, texto sobre a história dos municípios, poemas e ilustrações do arte-educador Denni Capetta. A obra, também disponível em versão on-line, reúne textos da equipe do Instituto Positivo e de representantes das redes de ensino que integram os municípios do ADE Litoral Paranaense, destacando as boas práticas implementadas desde 2022. “Coordenadores pedagógicos e gestores escolares da região participaram de inúmeros encontros de formação continuada e o livro representa esse esforço coletivo de profissionais comprometidos com o avanço e o aperfeiçoamento da educação no litoral”, avalia Maíra Weber. Confira o livro no site: https://institutopositivo.org.br/download/sete-vozes-e-um-proposito/.
Inspirado no projeto Avança Litoral, a Secretaria Municipal de Educação de Morretes implementou o “Avança Morretes – Coordenadores em Ação”, para aprimorar as práticas pedagógicas. “Se compartilhamos as experiências individuais dos municípios, podemos todos aprender, adaptar e melhorar. Espero que agora, com a troca de gestão, os demais municípios continuem esse trabalho colaborativo, que já apresentou sucesso. Morretes, por exemplo, recebeu medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, explica a secretária municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção.
A secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcerga, destaca a relevância do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense, iniciativa realizada em parceria com o Instituto Positivo. “O projeto promove uma reflexão sobre a importância dos termos de cooperação entre os sete municípios da região. O que se evidencia é que, muitas vezes, as dificuldades enfrentadas em nosso município podem ser superadas com o apoio dos municípios vizinhos. A força dessa colaboração entre os sete municípios litorâneos está na busca por um objetivo comum: garantir a qualidade da educação para todos os estudantes de nosso Litoral”, enfatiza.
Sobre ADE Litoral Paranaense
Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhoria da educação do território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.
Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.