Pós-pandemia: é hora de aprender a cooperar!

*Cracios Clinton Consul

Para onde caminharemos no pós-pandemia? Que lições levaremos deste cenário que fez cada setor e cada mercado se reinventar? No agronegócio não foi diferente. Mas nessa área talvez alguns caminhos, que se mostraram essenciais nesse momento, já vinham sendo traçados pela prática do cooperativismo e devem continuar após a pandemia com ainda mais força. 

Tecnologia, conhecimento e capacidade de adaptação para o escoamento da produção. São pontos que permitiram a sobrevivência de muitas marcas. Na região dos Campos Gerais, no Paraná,o modelo de intercooperação da Unium, resultado da aliança entre Frísia, Castrolanda e Capal, já permitia que as cooperativas adotassem um investimento conjunto justamente nesses pontos, além da industrialização. O formato permite que as cooperativas ofereçam suporte em todas as fases da produção agrícola para o cooperado, desde o momento da compra da semente e dos insumos, até a hora da industrialização e venda para o consumidor final. Ou seja, o produtor rural não precisa gerenciar todo o processo ou se preocupar com a parte de vendas ou marketing para comercializar seus produtos. Ele cuida da produção e a cooperativa faz o restante. 

Essa ideia de união foi adotada por muitas empresas ao longo desse ano e a expectativa é que isso se intensifique ainda mais, o que coloca o modelo de intercooperação, independente da área ou escala em que é aplicado, como o novo normal a ser seguido após a pandemia. Com esse formato ganhando muito mais força no mercado, as cooperativas são capazes de dar estrutura e competitividade para quem, possivelmente, ficaria à deriva em grandes crises.  Por isso, o intercooperativismo pode ser visto como uma alternativa estratégica atual e relevante para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável das cooperativas. Para os cooperados, as vantagens são claras, já que o produto final sai ganhando, principalmente na questão da qualidade e eficiência toda da cadeia produtiva.

No contexto atípico que 2020 nos proporcionou, o poder do trabalho conjunto, pensando no crescimento de todos de forma igualitária, tornou-se essencial. A intercooperação ganha força no mercado e garante um lugar estratégico nas ações pós-pandemia, provando que, unindo forças, é possível chegar mais longe.

*Cracios Clinton Consul, Gerente de Marketing da Unium

Share:

Latest posts

MUB-Carnaval-do-Parquinho-page-0001
Parque Barigui tem oficinas infantis no Carnaval
Happy caucasian woman in mask blowing glitter to camera at a party in a nightclub. Fun, going out, celebrating and party concept
Doença do beijo: cuidados para curtir o carnaval sem riscos
infantil-Vila-11
Colégio particular em Jurerê amplia unidade e dobra atendimento à Educação Infantil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

MUB-Carnaval-do-Parquinho-page-0001
Parque Barigui tem oficinas infantis no Carnaval
Neste fim de semana, as crianças poderão aproveitar o Carnaval com oficinas temáticas no Parquinho Positivo,...
Saiba mais >
Happy caucasian woman in mask blowing glitter to camera at a party in a nightclub. Fun, going out, celebrating and party concept
Doença do beijo: cuidados para curtir o carnaval sem riscos
Amor de bloquinho não necessariamente dura para além da folia, mas há riscos para saúde Do bloquinho...
Saiba mais >
infantil-Vila-11
Colégio particular em Jurerê amplia unidade e dobra atendimento à Educação Infantil
O Vila Olímpia Bilingual School, em Jurerê Internacional, inaugurou o novo prédio da Educação Infantil....
Saiba mais >
2fe5d8-f0840b5024f043a687384e3cd24c97da-mv2
Grande Rio traz folclore para a avenida no Carnaval 2025
“Quatro contas me protegem”, diz a letra da canção da compositora paraense Dona Onete, que vai guiar...
Saiba mais >