Com resultado 4% maior que o de 2017, município ultrapassa meta projetada de 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Piratuba (SC) no Ideb *Ideb 2019 Anos Iniciais: 7.4 (Meta: 6) *Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2007 *Anos iniciais: Alcançou 123% da meta *Já ultrapassou a meta de 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (17%) do Ensino Fundamental |
A nota de Piratuba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 cresceu 4% nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à da avaliação anterior, de 2017. De acordo com os dados divulgados na última terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o município teve a 8ª maior nota de Santa Catarina, acima das médias estadual e nacional.
A nota de 7.4 é 17% mais alta que a meta estipulada para 2019 (6), para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela também é maior que a média atingida pelos municípios do estado (6.3) e a média nacional (5.7), sempre considerando a rede pública.
Além disso, Piratuba já ultrapassou a meta prevista para 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (6.4). Desde 2005, o município apresenta um crescimento sólido nos resultados do Ideb e, a partir de 2007, sempre atingiu a meta estabelecida. Na rede municipal, 58,5% dos municípios brasileiros atingiu a meta nos anos iniciais e apenas 23,1% atingiram a avaliação proposta nos anos finais.
A secretária de Educação, Magrid Auler, avalia que o bom resultado é reflexo de um trabalho desenvolvido com atenção à educação básica. “O Sistema Aprende Brasil é muito importante para essa avaliação positiva devido à qualidade do acompanhamento. Nós já usamos há vários anos e a cidade tem tido muito apoio para desenvolver melhor a educação. Nossa assessora pedagógica está sempre nos dando dicas do que a gente pode melhorar”, pontua.
O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.
Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.