Piratuba registra crescimento na nota do Ideb em 2019

Com resultado 4% maior que o de 2017, município ultrapassa meta projetada de 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Piratuba (SC) no Ideb

*Ideb 2019 Anos Iniciais: 7.4 (Meta: 6)
*Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2007 
*Anos iniciais: Alcançou 123% da meta
*Já ultrapassou a meta de 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (17%) do Ensino Fundamental

A nota de Piratuba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 cresceu 4% nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à da avaliação anterior, de 2017. De acordo com os dados divulgados na última terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o município teve a 8ª maior nota de Santa Catarina, acima das médias estadual e nacional.

A nota de 7.4 é 17% mais alta que a meta estipulada para 2019 (6), para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela também é maior que a média atingida pelos municípios do estado (6.3) e a média nacional (5.7), sempre considerando a rede pública.

Além disso, Piratuba já ultrapassou a meta prevista para 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (6.4). Desde 2005, o município apresenta um crescimento sólido nos resultados do Ideb e, a partir de 2007, sempre atingiu a meta estabelecida. Na rede municipal, 58,5% dos municípios brasileiros atingiu a meta nos anos iniciais e apenas 23,1% atingiram a avaliação proposta nos anos finais.

A secretária de Educação, Magrid Auler, avalia que o bom resultado é reflexo de um trabalho desenvolvido com atenção à educação básica. “O Sistema Aprende Brasil é muito importante para essa avaliação positiva devido à qualidade do acompanhamento. Nós já usamos há vários anos e a cidade tem tido muito apoio para desenvolver melhor a educação. Nossa assessora pedagógica está sempre nos dando dicas do que a gente pode melhorar”, pontua. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >