Pesquisa sobre Unidades de Conservação no Brasil vira livro

[flgallery id=503 /]
Após três anos de pesquisa, a doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Dayane May, lança o livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação” – em parceria com sua orientadora, a doutora Leila Maranho. O livro aborda o histórico das Unidades de Conservação (UC) no Brasil, a necessidade de aperfeiçoar a conservação ambiental e o incentivo à educação ambiental por meio de parcerias entre as esferas pública – do Parque Estadual (PE) do Monge – e privada – da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru -, localizadas no município da Lapa, no Paraná.
A metodologia da pesquisa consistiu na proposição de diretrizes para a gestão compartilhada nas unidades de conservação, em três etapas: diagnóstico, planejamento e monitoramento. A obra sugere ações por meio das linhas do conhecimento (pesquisa e educação ambiental), controle (fiscalização e proteção), operacionalização (administração, comunicação e sustentabilidade econômica), bem como o monitoramento, com a finalidade de fazer as adequações necessárias, e ainda, propor ações futuras.
O estudo concluiu que firmar parcerias público-privadas é fundamental para efetivar ações nas Unidades de Conservação, visto que elas oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade social nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão das Unidades de Conservação, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica a professora Leila Maranho.
A pesquisa foi realizada com apoio do Instituto Positivo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e a família Campanholo, proprietária da RPPN Mata do Uru, utilizada como uma das áreas de estudo. A obra está disponível nas lojas Amazon, More Books e Novas Edições Acadêmicas (NEA).
 
Ficha Técnica
Livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação”
Autoras: Dayane May e Leila Maranho
Editora: Novas Edições Acadêmicas (NEA)
Idioma: Português
Número de páginas: 104
 
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

Share:

Latest posts

Créditos: Divulgação
Biopark Educação leva capacitação a estudantes e professores de colégio público
Aprende Brasil Educação
Projetos de Pato Branco e Laranjeiras do Sul vencem prêmio nacional de Educação
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration chega a Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Divulgação
Biopark Educação leva capacitação a estudantes e professores de colégio público
Estudantes de engenharia de biotecnologia irão desenvolver projeto voltado ao agronegócio com alunos...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Projetos de Pato Branco e Laranjeiras do Sul vencem prêmio nacional de Educação
Concorrendo com centenas de municípios de todo o país, os projetos “Comer, Jogar e Brincar”...
Saiba mais >
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration chega a Curitiba
Apresentação acontece no dia 19 de abril, às 22h, no Hard Rock Cafe Curitiba Um supergrupo formado...
Saiba mais >
@mariizi.fotografia
Donavon Frankenreiter recebe menção honrosa em Curitiba
Músico californiano desembarcou na capital paranaense para duas apresentações O cantor e compositor...
Saiba mais >