Pesquisa revela o perfil dos jovens empreendedores no País

Com apoio da Sicredi, Conaje e Lean Survey analisaram respostas de mais de 5 mil jovens empreendedores de diferentes perfis; resultados serão conhecidos na terça-feira (17/07)

Os tempos mudaram e, com isso, o comportamento do jovem que entra em fase adulta. Como alternativa na busca de oportunidades de trabalho e retorno financeiro, notou-se que muitos jovens optam pelo caminho de empreender e trabalhar com algo que gostam e acreditam. Este jovens, ao sair das universidades se deparam com a dificuldade de entrada no mercado de trabalho e leva consigo, ao mesmo tempo, o sonho do seu lugar ao sol no âmbito profissional. Por isso, talvez, hoje um dos maiores desejos de muitos pessoas, entre 18 e 39 anos, seja ter seu próprio negócio.
Atentos à essa tendência e com a missão de representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o ambiente empreendedor brasileiro, a Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empreendedores) em parceria com o Sicredi, irá lançar a 3ª edição da Pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro.
O lançamento da edição 2018 do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro será no dia 17/07, durante evento exclusivo em São Paulo.
Jaime Basso, presidente do Sicredi, comentou que a pesquisa mostra sua importância por conseguir analisar diferentes perfis e regiões do Brasil. Além de abranger os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do País e seus efeitos nas empresas. “Esse estudo encabeçado pelo Conaje funciona como um termômetro para a constatação da realidade vivida pelo jovem empreendedor. E nós do Sicredi, com base nas informações geradas pela pesquisa, firmamos também uma parceria para ir além e oferecer soluções financeiras para estes jovens empreendedores, que apoiam o desenvolvimento do País e das regiões onde atuam alavancando a economia e gerando mais empregos. Isso está totalmente alinhado ao nosso modelo de fazer negócios, ao propósito de marca e ao Cooperativismo”.
Para o Presidente do Conaje, Guilherme Gonçalves, a pesquisa e a parceria com outras organizações é fundamental para apoiar estes empreendedores. “A pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro é um termômetro que nos mostra caminhos e aponta soluções para ações e projetos que a Conaje precisa se dedicar para impactar ainda mais o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. O nossos associados e potenciais associados estão refletidos nos dados da pesquisa e, portanto, trata-se de instrumento de imensa relevância pra nossa organização. Agora temos que, com apoio de parceiros e organizações que acreditam no jovem empreendedor, usar esses dados para continuar transformando o cenário do empreendedor jovem no Brasil.”
A Pesquisa
A pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro é um estudo da Conaje que apresenta o raio X deste segmento no Brasil a cada dois anos, considerando seu perfil socioeconômico: idade, gênero, renda, escolaridade e, também, o perfil de suas empresas em relação à segmento, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação. Além disso, abrange os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do País e seus efeitos nas empresas dos jovens, que também apontam seus principais desafios quanto à gestão e o cenário econômico. Em 2015, 5.060 jovens dos 27 estados brasileiros responderam às perguntas através de uma plataforma web e o estudo mostrou que, à época, o perfil do jovem empreendedor compreendia em sua maioria homens entre 26 e 30 anos, ensino superior completo, microempresário, com apenas uma empresa no nome e faturamento anual de R$ 60 mil a R$ 360 mil.
Serviço:
Lançamento da pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2018
Local: Agência Sicredi Av. Paulista
Av. Paulista, 923 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100
Data e horário: 17 de julho de 2018 a partir das 17h30.
 
Sobre a Conaje
Com atuação e representação em 26 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas – principalmente geridas por jovens -, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do País. Com foco ainda no jovem empreendedor, a Confederação realiza projetos, eventos e ações para desenvolver empreendedores e jovens líderes por meio de capacitação técnica e experiências diferenciadas, e facilitar a troca de informações e gerar conexões com o objetivo de promover oportunidades de negócios.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br .

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba,

Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São

Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >