Depois de vacinar mais de 200 mil pessoas contra a covid-19, o Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, ganha a cor laranja durante todas as noites do mês de dezembro. A ação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR) e o Programa Conscientizar +, do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, visa conscientizar as pessoas sobre o aumento da incidência do câncer de pele neste período.
A campanha Dezembro Laranja, da SBD, ganhou o mote “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”. O objetivo deste ano, marcado pela retomada dos brasileiros às praias e piscinas é que, além de não esquecerem dos cuidados e prevenção à covid-19, lembrem-se do filtro solar e do controle da exposição aos raios solares.
Distribuição de filtro solar gratuitamente
No dia 11 de dezembro, o Colégio Positivo promove um grande concerto natalino em frente ao pavilhão, no Parque Barigui, com atrações internacionais e previsão de reunir mais de 2 mil pessoas ao ar livre. Na ocasião, por meio de uma parceria com a La Roche Posay, a SBD-PR e o Programa Conscientizar + vão distribuir protetores solares ao público presente.
A Unidade Móvel do Programa Conscientizar + estará presente, com a equipe do Hospital Erasto Gaertner, para realização de exames de detecção de câncer de pele. Pacientes com casos suspeitos serão orientados pela equipe a buscar atendimento nas unidades de saúde.
Escolas iluminadas
Em Curitiba, as unidades Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, Colégio Positivo – Hauer, Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista estarão iluminadas de laranja durante todas as noites do mês de dezembro. “Aderimos à campanha porque sabemos que a prevenção começa na infância e a ideia é conscientizar toda a família”, diz a diretora de marketing do Colégio Positivo, Patricia Russo Gibran.
Cuidados
Pessoas de pele e olhos claros estão mais vulneráveis à ação dos raios solares, porém todas as pessoas estão susceptíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e riscos para o problema, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner, Leandro Carvalho Ribeiro, dá algumas dicas importantes:
- Evite exposição solar prolongada entre 10h e 16h;
- Procure lugares com sombra;
- Use acessórios adequados em dias de sol, como roupas, bonés, óculos com proteção contra raios UV, sombrinhas e barracas;
- Aplique filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 ao se expor ao sol (ou mesmo na sombra) e reaplique após o banho de piscina ou praia;
- Use filtro solar próprio para os lábios.
________________________________
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Colégio Positivo – Internacional, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’ em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 17 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Crédito: divulgação/Colégio Positivo