“Não espere até sentir na pele.” Esse é o slogan central da campanha de 2022 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, ganha iluminação laranja durante todas as noites do mês de dezembro.
A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, após dois anos com atendimentos exclusivamente on-line, a SBD volta a realizar consultas presenciais e gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país. Em Curitiba, as consultas serão realizadas no Hospital de Clínicas da UFPR e no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – Unidade II.
A presidente da SBD-PR, Paula Schiavon, reforça a importância de ações como essa. “Os efeitos acumulados do sol começam a surgir a partir dos 40 anos, por isso é essencial campanhas que eduquem desde criança. Parcerias com escolas e instituições de ensino são fundamentais para cumprir esse objetivo”, destaca.
Cuidados
Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos para desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda:
- evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;
- usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;
- usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar;
- observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas;
- consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.
Sobre o Grupo Positivo
O Positivo nasceu em 1972 a partir da ideia de uma equipe de professores que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou a liderança em todas as suas áreas de atuação: ensino, soluções educacionais, tecnologia e gráfica. O Grupo atua desde a Educação Infantil até o pré-vestibular, com aproximadamente 20 mil alunos em unidades próprias. Além disso, 275 mil alunos utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, em escolas públicas brasileiras. Com presença em 14 mil escolas em todo o país e em mais de 40 países, a Positivo Tecnologia Educacional é hoje a empresa com o maior número de soluções pré-qualificadas e inseridas no Guia de Tecnologias do MEC. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. O Grupo conta ainda com o Instituto Positivo, que desenvolve ações voltadas para a melhoria da educação pública.