Universidade possui laboratório de última geração e MBA de referência no segmento que responde por quase 8 milhões de postos de trabalho no país
Com o objetivo de tornar-se referência mundial no estudo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao varejo, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) anunciou a segunda turma do MBA em Gestão de Varejo e Administração de Shopping Center. Com data de início prevista para abril de 2016, o curso possui 520 horas e fornece ferramentas nas áreas de administração, estoque, visual merchandising, gestão de pessoas, indicadores, financeira e de processos. Além de conteúdos ministrados na instituição, com sede em Curitiba (PR), o MBA prevê também módulos internacionais optativos, em parceria com a University of Florida (EUA) e Toronto (Canadá), além de eventos e visitas guiadas.
De acordo com a coordenadora da especialização, Fabíola Paes, o curso visa preparar os profissionais para uma série de possibilidades de atuação no segmento de varejo. “Além dos conhecimentos teóricos e práticos, o Laboratório de Varejo proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolver projetos interessantes e efetivamente resolver problemas que acontecem no mundo real”, explica.
O espaço conta com as tecnologias mais avançadas em todo o mundo, incluindo a Seed. Por meio de um sistema de câmeras com sensores interligados a uma plataforma acessível via web ou smartphone, a solução permite aos varejistas saber exatamente o número de pessoas que visualizaram o produto, quanto tempo permaneceram na seção, as seções mais procuradas, quantos consumidores fecharam a compra e quantos eram homens ou mulheres. Essas informações captadas em vídeo são transformadas em métricas que podem ser visualizadas segundo vários filtros, permitindo a criação de um relatório inteligente, que mescle as informações obtidas pelos sensores com os resultados no caixa da loja. A precisão dos sensores das câmeras permite ainda escrutinar o rosto do cliente, descobrindo se ele sorriu ao parar em frente a uma vitrine ou um banner anunciando uma peça publicitária ou promoção.
Além dessa inovação, as áreas de estudo contemplam desde aspectos comuns, como o layout e disposição de produtos, a conceitos também novos, como aromatização e climatização, música ambiente e maneiras de expor os preços. De acordo com Fabíola, um som ambiente agradável auxilia os clientes a permanecer mais tempo na loja e retornar com mais frequência, gerando aumento de vendas. A trilha sonora auxilia na composição do chamado “marketing sensorial” – ou seja, o uso dos cinco sentidos humanos para despertar o desejo de compra.
O Laboratório de Varejo da UP conta com a parceria do Condor Super Center, Sebrae, Fecomércio, Senac e Sinca-PR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná). A Agência Magento, RP Info, Toledo Prix, Doozo, Seal, Seed, Biomist e Gomus, Fast Gôndolas, Eletrofio e Shoeller também apostam no projeto.
Assessoria de imprensa Universidade Positivo: Central Press
Lorena Nogaroli 41 9977-0069
lorena@centralpress.com.br
41 3026-2610
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.