As empresas têm papel fundamental não apenas no desenvolvimento da economia, como também perante a superação dos desafios da sociedade. Nesse sentido, uma nova tendência surge no campo socioambiental: o alinhamento da atuação dos institutos e fundações mantidos por empresas com as áreas de atuação das suas mantenedoras, como uma maneira de articular recursos e atores visando a ampliação do impacto social. O tema será discutido na Roda de Conversa sobre o Alinhamento do Investimento Social Privado com o Negócio, que acontece nesta sexta-feira (7), às 14h, no Grupo Boticário. Organizado pelo GT- Qualificação Técnica da Rede de Investidores Sociais (RIS), o evento traz para Curitiba o consultor em planejamento estratégico e desenvolvimento institucional e autor do livro “Alinhamento entre o investimento social e o negócio”, Rafael Oliva. Ele vai expor o tema e debater com os participantes. Serão tratadas as diferentes experiências já observadas no país, os riscos e as oportunidades, além dos diferentes modelos de governança. Também serão apresentados três cases de organizações que atuam no Paraná e que já estão experimentando esse alinhamento: o Instituto Positivo, a Votorantim Cimentos e o Instituto Renault. A palestra é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Serviço
Roda de Conversa sobre o Alinhamento do Investimento Social Privado com o Negócio
Data: sexta-feira (7)
Horário: 14h às 17h
Local: Grupo Boticário (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/
Sobre o Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 e atua como gestor do Investimento Social Privado do Positivo. A principal vocação do Instituto – a Educação – comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridade de ação o fortalecimento e a melhoria da educação básica brasileira. Para atingir seus propósitos, o Instituto Positivo se beneficia das competências adquiridas pela longa trajetória do Grupo Positivo, como a extensa e qualificada rede de parceiros. Os relatórios de sustentabilidade do Grupo Positivo, que mostram a estratégia de gestão dos temas mais relevantes em que a instituição atua, podem ser visualizados no site positivo.com.br/instituto/
Sobre a RIS
A Rede de Investidores sociais de Curitiba (RIS) foi fundada em agosto de 2015 com o propósito de organizar, apoiar e fomentar os investimentos sociais privados. Atualmente, integram a rede 39 associados entre Institutos, Fundações, Empresas e Famílias que decidiram colaborar efetivamente para superar os desafios sociais e ambientais presentes na sociedade. A rede acredita que a qualificação dos serviços ofertados à comunidade passa pela qualificação constante dos profissionais que atuam nas organizações investidoras. Por essa razão, quatro grupos de trabalho atuam prestando suporte aos objetivos da rede. São eles: Networking, Fomento e Cultura de ISP, Qualificação técnica Advocacy e Comunicação.