Com diferenciais do cooperativismo, Sicredi obteve crescimento da aplicação nos últimos anos. No primeiro semestre de 2018, instituição registrou aumento de 49,9%
Considerado o investimento preferido dos brasileiros, a poupança voltou a registrar resultados positivos em 2018, de acordo com dados do Banco Central. A aplicação teve captação líquida de R$ 25,5 bilhões, de janeiro a setembro – melhor resultado registrado no período, desde 2013. Dentro desse cenário, as instituições financeiras cooperativas têm se destacado por manter dados de crescimento nos últimos anos.
No primeiro semestre de 2018, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, obteve um crescimento de 20,8% em depósitos totais, na comparação com o mesmo período do ano anterior – alcançando R$ 57,2 bilhões. A poupança registrou um aumento de 49,9% no período, totalizando R$ 11,6 bilhões. O resultado positivo também foi observado em 2017, quando a instituição alcançou crescimento de 32,9% de investimento na poupança, no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2016.
Para a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, ao investir em uma instituição financeira cooperativa o associado garante outros benefícios além da reserva financeira. “No modelo cooperativista todo o recurso da poupança é reinvestido na comunidade, por meio do reinvestimento destes recursos em crédito rural, estimulando assim o agronegócio no Brasil. Além disso, o poupador também é beneficiado pela participação nos resultados da cooperativa e no nosso caso, ainda concorre a sorteios semanais em dinheiro se optar pela Poupança do Sicredi”, explica.
Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o total da carteira de poupança registrou R$ 3,6 bilhões (dados até agosto de 2018). Desse total, mais de R$ 430 milhões foram incrementados diretamente pela campanha Poupança Premiada – Eu Poupo Sim, que até dezembro faz sorteios semanais de R$ 2 mil e mensais de R$ 50 mil, além do grande prêmio de R$ 500 mil, no último sorteio do ano. A edição mais recente da campanha gerou a abertura de mais de 110 mil poupanças, no período entre abril e agosto de 2018, nos três estados da Central Sicredi PR/SP/RJ. O incentivo desenvolve o hábito de poupar e reforça o conceito de educação financeira, um dos diferenciais do cooperativismo de crédito.
De acordo com Adriana, investir na poupança continua sendo vantajoso. “A aplicação é mais indicada para investidores de perfil mais conservadores, que estão desenvolvendo o hábito de guardar dinheiro para algum imprevisto ou para a realização de um sonho e não quer correr riscos, uma vez que é um investimento simples, que não tem IR e permite sacar o valor a qualquer momento. Além disso, se comparado com alguns Fundos de DI, que tem taxas de administração acima de 2,0%, a poupança é uma excelente alternativa”, analisa.
Data para reforçar a importância de poupar.
No dia 31 de outubro é comemorado o Dia da Poupança. Apesar de a modalidade de aplicação ser a mais conhecida dos brasileiros, o hábito de organizar as finanças e poupar ainda é um desafio para muitas famílias. Para tentar reverter esse quadro, o Sicredi trabalha com várias ações de educação financeira, a mais recente pretende ensinar crianças sobre a importância de conhecer a origem do dinheiro e fazer o destino consciente do recurso por meio dos gibis especiais da Turma da Mônica, desenvolvidos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A terceira edição da revista em quadrinhos, lançada em outubro, trata do uso do crédito e a administração das dívidas. Durante o mês das crianças a edição está sendo trabalhada com alunos de escolas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e entregues em atividades desenvolvidas pelas cooperativas que reforçam o conceito de colaboração e educação financeira.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
No primeiro semestre de 2018, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, obteve um crescimento de 20,8% em depósitos totais, na comparação com o mesmo período do ano anterior – alcançando R$ 57,2 bilhões. A poupança registrou um aumento de 49,9% no período, totalizando R$ 11,6 bilhões. O resultado positivo também foi observado em 2017, quando a instituição alcançou crescimento de 32,9% de investimento na poupança, no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2016.
Para a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, ao investir em uma instituição financeira cooperativa o associado garante outros benefícios além da reserva financeira. “No modelo cooperativista todo o recurso da poupança é reinvestido na comunidade, por meio do reinvestimento destes recursos em crédito rural, estimulando assim o agronegócio no Brasil. Além disso, o poupador também é beneficiado pela participação nos resultados da cooperativa e no nosso caso, ainda concorre a sorteios semanais em dinheiro se optar pela Poupança do Sicredi”, explica.
Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o total da carteira de poupança registrou R$ 3,6 bilhões (dados até agosto de 2018). Desse total, mais de R$ 430 milhões foram incrementados diretamente pela campanha Poupança Premiada – Eu Poupo Sim, que até dezembro faz sorteios semanais de R$ 2 mil e mensais de R$ 50 mil, além do grande prêmio de R$ 500 mil, no último sorteio do ano. A edição mais recente da campanha gerou a abertura de mais de 110 mil poupanças, no período entre abril e agosto de 2018, nos três estados da Central Sicredi PR/SP/RJ. O incentivo desenvolve o hábito de poupar e reforça o conceito de educação financeira, um dos diferenciais do cooperativismo de crédito.
De acordo com Adriana, investir na poupança continua sendo vantajoso. “A aplicação é mais indicada para investidores de perfil mais conservadores, que estão desenvolvendo o hábito de guardar dinheiro para algum imprevisto ou para a realização de um sonho e não quer correr riscos, uma vez que é um investimento simples, que não tem IR e permite sacar o valor a qualquer momento. Além disso, se comparado com alguns Fundos de DI, que tem taxas de administração acima de 2,0%, a poupança é uma excelente alternativa”, analisa.
Data para reforçar a importância de poupar.
No dia 31 de outubro é comemorado o Dia da Poupança. Apesar de a modalidade de aplicação ser a mais conhecida dos brasileiros, o hábito de organizar as finanças e poupar ainda é um desafio para muitas famílias. Para tentar reverter esse quadro, o Sicredi trabalha com várias ações de educação financeira, a mais recente pretende ensinar crianças sobre a importância de conhecer a origem do dinheiro e fazer o destino consciente do recurso por meio dos gibis especiais da Turma da Mônica, desenvolvidos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A terceira edição da revista em quadrinhos, lançada em outubro, trata do uso do crédito e a administração das dívidas. Durante o mês das crianças a edição está sendo trabalhada com alunos de escolas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e entregues em atividades desenvolvidas pelas cooperativas que reforçam o conceito de colaboração e educação financeira.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.