Olimpíada de Matemática da UFPR premia mais de 200 estudantes

Medalha de ouro ainda não concluiu o Ensino Fundamental

A edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) premiou 246 estudantes de todo o estado. A competição teve a participação de mais de 24 mil alunos de 198 escolas públicas e privadas de diversas cidades do Paraná. Entre os premiados, 33 conquistaram medalhas de ouro, 66 de prata, 99 de bronze e 48 foram reconhecidos com menções honrosas.

Organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a OPRM é uma competição direcionada a estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental à 3ª. série do Ensino Médio. A Olimpíada é reconhecida pelo alto nível de exigência, desafiando estudantes a aplicarem conhecimentos em problemas avançados de matemática.

Primeiro lugar

Felipe Kenji Takata, 12 anos, estudante do 7.º ano do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) no nível 1, que abrange conteúdos do 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental.

Felipe conta que sempre teve afinidade com matemática e que um dos maiores desafios foi a administração do tempo. “Em casa, posso demorar, mas na prova é preciso calma e foco. Se eu me perder, o tempo vai embora, e isso comprometeria minha performance”, afirma. Para se preparar, Felipe conta que revisou provas antigas disponíveis no site da Olimpíada, o que o ajudou a se acostumar com o estilo das questões.

O assessor de Matemática dos colégios da Rede Positivo, Dirceu Fedalto, afirma que o desempenho de Felipe foi notável, considerando que ele está no 7.º ano, mas enfrentou questões que abrangem conteúdos ainda não estudados até a data de aplicação das provas. “Por ser uma prova exigente, muitos participantes ainda não concluíram todo o conteúdo relacionado, pois a prova tem temas de todo o Ensino Fundamental – Anos Finais, o que reforça o alto nível de dificuldade da competição”, explica.

Felipe planeja competir em outras olimpíadas para conquistar novas medalhas, enquanto aguarda os resultados da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) e da OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira). Pensando no futuro, ele já vislumbra uma carreira ligada à Astronomia e à pesquisa.

Além de Felipe, outros 11 estudantes do Colégio Positivo foram premiados com medalhas de prata, bronze e menção honrosa. Para Fedalto, os resultados foram excelentes. “Esse desempenho nos motiva a continuar incentivando nossos alunos a competirem em Olimpíadas de Matemática e outras áreas do conhecimento”, finaliza.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu há mais de 50 anos e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país. Com o passar dos anos, adquiriu escolas nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Atualmente possui 20 unidades de ensino em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. 

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo promove Abril Literário com programação gratuita no Parque Barigui
Com a proposta de incentivar a leitura para além dos muros da escola e aproximá-la da comunidade, o Colégio...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Líderes e entidades de Educação assinam nota técnica em defesa do Regime de Colaboração Intermunicipal no novo PNE
Especialistas, organizações educacionais e territórios colaborativos defendem que a cooperação entre...
Saiba mais >
Crédito: Joel Rocha
Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação
Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores Cerca...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Cibersegurança e engenharia de dados: conheça profissões com emprego praticamente garantido no Brasil
Se, por um lado, a busca por emprego pode ser complexa e demorada, por outro, muitas empresas têm encontrado...
Saiba mais >