Old Money: estilo que define um modo atemporal de bem viver

Sofisticação e aconchego são características do “luxo silencioso” que conquistaram o design de interiores. Arquiteta da A.Yoshii dá dicas de como aplicar a tendência na decoração e a regra é clara: o que conta é a qualidade e o conforto, jamais a ostentação

Anualmente, a Worth Global Style Network (WGSN), empresa líder na previsão de tendências, apresenta previsões de consumo e produtos para marcas globais. Neste ano, a instituição acaba de revelar que uma das estéticas mais notáveis em decoração e design de interiores é o Quiet Luxury, tendência inspirada no estilo Old Money. Embora tanto o Old Money quanto o Quiet Luxury estejam relacionados ao conforto, alto padrão e luxo, os movimentos representam abordagens distintas em termos de estilo de vida, valores e expressão.

A estética Old Money tende a ser mais clássica, com ênfase em itens de qualidade duradoura, frequentemente transmitidos de geração para geração, refletindo um gosto sólido e tradicional. O movimento transcende os limites do guarda-roupa, estabelecendo uma identidade única também na decoração. Assim como o dressing sóbrio e elegante, que alcançou imensa visibilidade nas redes sociais, móveis assinados, acessórios de designers e obras de arte tornam-se objetos de desejo que compõem um estilo exclusivo e atemporal para o bem morar. 

As referências Old Money remetem à sofisticação e à elegância clássica, inspiradas em períodos marcantes da história, como o período vitoriano e a Belle Époque. Na decoração de interiores, os elementos-chave incluem móveis antigos de alta qualidade, quadros e peças que são verdadeiras obras de arte. “Um projeto que valoriza elementos Old Money revela uma desconexão dos modismos e tendências efêmeras, ao mesmo tempo em que se preocupa com o conforto e a identidade daqueles que escolheram um imóvel com o propósito de viver bem e com tranquilidade”, observa a arquiteta do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP), Lorena dos Santos.

Quiet luxury” na decoração

Quiet Luxury, por sua vez, é uma abordagem sofisticada que se afasta do excesso e mira em uma estética mais sutil e delicada. Na decoração de interiores, isso se traduz em móveis de design reconhecido, objetos de alta qualidade, marcas de luxo do mercado e obras de arte que transmitem elegância. A ideia central é criar espaços que se destacam pela sua simplicidade refinada e atemporalidade. Em outras palavras, é uma expressão que descreve uma abordagem mais sutil e sofisticada, no qual a ostentação e as logomanias são esquecidas em prol de peças de alta qualidade e design impecável. Priorizando a simplicidade, a elegância discreta e a atemporalidade, a nova tendência transforma as casas em refúgios de serenidade e bom gosto.

Algumas diretrizes seguidas pelo estilo Quiet Luxury ou, em tradução livre, “luxo silencioso” propõem uma paleta de cores suaves e neutras para proporcionar uma sensação de calmaria. “A combinação de cores no estilo monocromático é marcante dentro desta estética. Nos apartamentos decorados da A.Yoshii, como é o caso do empreendimento Icon, em Campinas (SP), paletas mais sóbrias em tons de marrom e nude ajudam a compor os ambientes com sofisticação”, explica.

O mobiliário, segundo Lorena, tende a uma abordagem minimalista, mas não menos especial, com a presença de móveis de design reconhecido. Essas peças não são apenas funcionais, mas representam a excelência no design. Desde objetos de decoração até utensílios do dia a dia, cada item representa durabilidade e garante excelência na execução. Os materiais nobres, como couro, mármore e metais preciosos, são frequentemente incorporados, adicionando uma camada de luxo discreto a cada detalhe.

A iluminação suave, proporcionada por luminárias modernas e esculturais, confere toques de elegância. “Materiais duráveis e de alta qualidade, como madeira maciça, mármore, seda e linho, além de móveis vintage, também são valorizados nos projetos, como no caso do decorado do edifício residencial Evidence”, afirma. Marcas respeitadas tornam-se protagonistas na decoração de interiores, proporcionando uma sensação de prestígio e refinamento aos espaços.

Alguns empreendimentos do Grupo A.Yoshii reafirmam a tendência Quiet Luxury com projetos que destacam móveis assinados e acessórios vintage. “Uma peça exclusiva, como uma poltrona de design, pode transformar um ambiente, assim como uma obra de arte que se torna um ponto focal para o qual os olhares se voltam em uma sala de estar”, exemplifica. O movimento Quiet Luxury move-se em direção à elegância discreta e atemporal e reflete um desejo de qualidade sobre a quantidade, transformando os espaços e transcendendo o efêmero, para se tornar eterno. 

Para a arquiteta, a elegância atemporal do Quiet Luxury está intimamente ligada ao aconchego. “Esta sensação sem precedentes quando entramos em casa e nos sentimos perfeitamente conectados com tudo o que nos faz bem”, conclui Lorena. A tendência para 2024 definitivamente emerge como expressão de bom gosto e sofisticação.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >