“Obra & Arte”: o protagonismo do design sustentável

Projeto do Instituto A.Yoshii transforma resíduos da construção civil em peças de mobiliário e decoração; exposição é aberta ao público em Londrina

Reinventar. A palavra que se tornou quase que uma ordem na atualidade, especialmente no contexto da sustentabilidade, é a base do projeto idealizado pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii.

O “Obra & Arte” é um grande exemplo de como o design sustentável pode ser incorporado no cotidiano. Por meio de um trabalho colaborativo entre profissionais do Coletivo ÔDA e colaboradores da construtora, materiais que comumente são descartados pela construção civil, como tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite, se transformam em peças de mobiliário e decoração.

O resultado dessa conexão pode ser apreciado pelo público em uma exposição no showroom da A.Yoshii em Londrina (PR), a partir do dia 20 de outubro. Serão expostas 12 peças entre sofás, poltronas, pendentes, luminárias e mesas, criadas no projeto-piloto em Curitiba (PR), no ano passado.

Ao todo, 12 colaboradores voluntários da construtora, entre carpinteiro, pedreiro, pintor e encanador participaram das oficinas ministrados por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo, que integram o Coletivo ÔDA. 

“Nosso desejo é despertar a criatividade inerente a todos nós, mas que precisa ser estimulada, trazida à tona. O Obra & Arte proporciona um novo olhar dos colaboradores para o resíduo, impactando na questão da sustentabilidade e revelando um potencial criativo em cada um deles. Ao poder criar suas peças, eles terão um cuidado diferente com esses resíduos, enxergando-os inclusive, como algo possível de valor. O projeto instiga primeiro o mundo das ideias e depois dá um embasamento técnico para a execução, com formas interessantes e acabamento de design. É muito agregador”, comenta a curadora de design e coordenadora do projeto, Ticiana Martinez, do Coletivo ÔDA. 

Além da exposição, algumas peças do Obra & Arte também dão um toque especial nos apartamentos decorados nos showrooms da A.Yoshii em Londrina, Curitiba, Campinas e Maringá.

Oficinas

O Obra & Arte chega à segunda edição e as oficinas foram adaptadas pela pandemia da Covid-19. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para dar continuidade à experiência transformadora que tivemos em Curitiba e que deixou o público admirado com peças diferenciadas”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi. 

Em Londrina, serão realizadas três oficinas nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro, com 15 colaboradores. Os principais resíduos a serem trabalhados são: vergalhões em aço, madeirite e tubos e conexões de PVC. 

As oficinas contarão também com o olhar apurado do designer Alberh Diego. Os colaboradores e profissionais irão se reunir em um espaço do Grupo A.Yoshii, onde são realizadas diversas atividades como o projeto Criando Arte, cuja proposta é capacitar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de artesanato sustentável. 

Para o presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii, o projeto Obra & Arte é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os envolvidos. “É uma experiência transformadora, que nos possibilitar fazer florescer vários talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e desenvolvimento das nossas equipes”, afirma. 

Compromisso com a sustentabilidade

Desde o início das atividades em 2006, o Instituto A.Yoshii responde pelas ações de RSE do Grupo A.Yoshii, tendo como premissa as diretrizes do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atuação em projetos próprios de fomento à Educação, Meio Ambiente e Cultura.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br 

Share:

Latest posts

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (34)
Prati-Donaduzzi transforma Oeste do Paraná com crescimento de 34% no quadro de colaboradores
Com mais de 5 mil profissionais, farmacêutica atrai talentos de diferentes estados e países, fortalecendo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >