O permanente é mudar. Permanecer na mudança é transformar.

Liege Gasparim*

No dicionário Aurélio, mudança é o ato ou efeito de mudar que, por sua vez, quer dizer remover, deslocar, transferir para outro local, alterar, modificar, variar, transformar, converter, sofrer alteração. Mudar envolve capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela. O processo de mudança é despertado pela vontade, que se torna projeto e, finalmente, ação. 

Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento. Existe um mundo que está acabando e outro que está começando – e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes. Para promover transformação é necessário ter muita coragem, força e autocrítica. Cada vez mais, as mudanças exigem quebra de paradigmas que implica em verdadeira revolução na cultura das organizações. Essa revolução reordena prioridades, redireciona valores, muda conceito de certo e errado, apresenta novos focos de interesse e indica maneiras diferentes de reagir quando metas não são alcançadas. 

Desde que nascemos estamos inseridos no processo de mudança. Porém, acontecimentos pontuais são determinantes para nossas ações e reflexões: perda de emprego, morte de pessoas queridas, doenças, desastres… Todos os dias nos deparamos com o inesperado, o eventual, o aleatório, ante-salas da incerteza. Mas não admitimos que as coisas sejam assim. Ainda alimentamos, de algum modo, a esperança de controlar definitivamente a incerteza. A incerteza é o padrão funcional da vida, do universo. É nela e por ela que crescemos, evoluímos, movimentamo-nos. Não raro, diante de grandes acontecimentos catastróficos, fazemos grandes inflexões existenciais, repensamos nossas vidas. Percebemos que precisamos uns dos outros, que existimos para a fraternidade, sem anularmos nossa singularidade. 

Devemos enfrentar as adversidades – não com conformismos, mas com consciência crítica de que elas estão aí para nos alertar sobre o necessário equilíbrio móvel que organiza o existente. Vida é movimento e movimento é incerteza. Por que criamos rotinas? Para garantir segurança? Rotina é ruim? Não. Organiza a vida. Contudo, podemos fazer a rotina de maneira diferente. Faça da inovação um estilo de vida, tente o novo todo dia, novo caminho para o trabalho, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, a nova vida. Este é um momento em que uma nova ordem mundial está ditando transformações na sociedade, na cultura, no modo de interagirmos e superarmos perdas. Quanto mais abertos ao novo, ao amor, respeito ao próximo, mais aptos estaremos para perceber o mundo e nos relacionar com as pessoas. Nossas ações têm objetivos e intenções e, dessa forma, modificamos o espaço a nossa volta. São possibilidades de preparação para esses grandes eventos da vida com mais equilíbrio, força, e harmonia! 

* Liege Gasparim é Coordenadora Pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >