[flgallery id=3644 /]
Setor de odontologia tem movimentado, em média, R$ 38 bilhões por ano
Limpeza dos dentes, remoção de cáries, manutenção do aparelho. As atividades mais comuns e rotineiras dos dentistas têm sido ampliadas para soluções que vão além da saúde bucal. Harmonização facial, bichectomia, lentes de contato e até mesmo o botox fazem parte dos procedimentos estéticos que têm se destacado na área, e estar preparado para atender essas demandas tem refletido no crescimento do mercado odontológico no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o País é o quarto que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo – segmento que movimenta, em média, R$38 bilhões por ano.
Durante a pandemia da Covid-19, a procura por serviços odontológicos se intensificou, e para o Dr. Robert Divino, responsável pela clínica Oral Unic de Araucária (PR), há dois motivos principais para esse aumento: a perda do medo das consultas odontológicas e uma maior preocupação com a estética. “O número de pessoas que têm medo de ir ao dentista diminui gradativamente. Antes, os pacientes só iam aos consultórios odontológicos quando sentiam alguma dor ou incômodo, e evitavam essa ‘visita’ por medo. Hoje, a realidade é diferente. Além dos cuidados de rotina com a saúde bucal, as pessoas têm procurado os dentistas para realizar procedimentos estéticos”, afirma Robert.
Soluções como harmonização facial, bichectomia e lentes de contato são alguns dos procedimentos estéticos odontológicos que ganharam destaque na pandemia, momento em que as pessoas têm aproveitado para investir no sorriso e no rosto e melhorar a autoestima. Para o especialista, os procedimentos vão além da estética. “Fazer uma bichectomia, por exemplo, também é uma questão de saúde bucal, não somente para deixar o rosto mais fino. Muitas pessoas que têm a bola de Bichat começam a morder e causar feridas no interior da boca, o que gera um incômodo gigantesco para o paciente”, explica.
No caso das lentes de contato, o procedimento é indicado para os pacientes que querem clarear ou corrigir pequenos desgastes no dente, tudo em um procedimento minimamente invasivo. “A lente de contato é como se fosse uma película, uma camada bem fina de até 0,2 milímetros que é colocada sobre o dente. Isso permite o clareamento para os pacientes que já tentaram outros procedimentos e não conseguiram deixar os dentes mais brancos, e também ajuda na restauração da estrutura dental sendo possível alongar dentes curtos e fechar diastemas, que são os espaços entre os dentes, proporcionando um sorriso harmonioso e único”, diz Robert.
Em todas as soluções estéticas e de saúde bucal é essencial um atendimento de qualidade em local devidamente equipado. “As clínicas all-in-one são ótimas opções para os pacientes que querem realizar todos os procedimentos em um único lugar, desde raio-x panorâmico até centro cirúrgico. Isso proporciona conforto e segurança para o paciente em todo o processo do tratamento”, finaliza Robert.
Sobre a Oral Unic
A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016 em Itajaí (SC), conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 95 cidades além de Araucária, espalhadas por 15 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito federal e Tocantins).