“Nova chance para realizar sonhos”: Natal é ressignificado por quem venceu a covid-19

“Neste ano, finalmente vai ter Natal. Estamos fazendo de tudo para comemorar essa data e agradecer pela vida”, fala entusiasmado o professor de química, Robert Gessner Junior, 32 anos, próximo a completar um ano que venceu a covid-19. Ele foi internado na UTI do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), três dias antes do Natal de 2020, com 50% do pulmão comprometido. Passou a data ligado a um respirador e antes do Ano Novo precisou ser submetido ao procedimento da ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) que funciona como pulmão e coração artificiais. Acordou do coma no dia 8 de janeiro e precisou de meses para se recuperar das sequelas da doença e voltar ao trabalho, mas uma paralisia na mão e no pé direito ainda persiste. “Sem dúvida, as celebrações deste ano serão mais do que especiais. Saber que estou vivo e que vou passar essa data perto da minha família, que tive uma nova chance para realizar meus sonhos…”, complementa.

O pensamento também é compartilhado pelo médico intensivista Jarbas da Silva Motta Junior. Ele coordena a UTI onde o professor ficou internado e foi o primeiro a atender um caso grave da doença na capital paranaense, no início da pandemia. “Nesta época, não tem como deixar de fazer um balanço de tudo o que passamos e vimos trabalhando na unidade de terapia intensiva. No Natal passado, estava trabalhando aqui, com meu pai internado em um dos leitos com a doença. Na minha casa, minha mãe seguia isolada em um dos quartos com covid e minha mulher com meus dois filhos pequenos na sala. O significado desta data agora é ainda mais forte”, ressalta o médico.

O aposentado Jarbas Motta, 70 anos, foi diagnosticado com a doença no dia 8 de dezembro, na cidade de Igrejinha (RS). Após uma piora rápida no estado de saúde, o filho decidiu transferir o pai para Curitiba (PR). Viajou a noite toda até a cidade onde o pai vive e, chegando lá, entrou na ambulância para refazer o trajeto, percorrendo, de novo, os 720 quilômetros que separam uma cidade da outra. “Meu pai mora em uma cidade pequena e que não tem os recursos que temos aqui. Acompanhando mesmo a distância, vi que os exames alteraram muito e corri buscá-lo. O oxigênio precisou ser trocado duas vezes durante a viagem e, quando chegamos, foi levado direto para a UTI. Foram dias de muito medo e angústia, mas tive a sorte de acompanhar a melhora e alta do hospital em janeiro”, relembra.

Alívio e esperança

No Brasil, 22,2 milhões de pessoas foram infectadas pela covid-19 desde o início da pandemia e mais de 616 mil perderam a vida. Na primeira semana do mês de dezembro, a média móvel de mortes no país ficou em 188 – a menor desde 22 de abril de 2020, e bem abaixo da média de abril deste ano, quando morriam duas mil pessoas por dia.

“Dezembro nos trouxe a sensação de alívio”, afirma o intensivista. “Sabemos que a pandemia ainda não acabou e a importância de manter alguns cuidados, como o uso da máscara e higienização das mãos. Mas o avanço da vacinação nos trouxe esperanças de lutarmos todos juntos contra a doença”.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >