Organizado pelo Fundo Amazônia (BNDES), encontro reúne diversas entidades, entre elas a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Nesta sexta-feira (16.03) acontece em São Paulo o Fórum para Negócios de Impacto Socioambiental na Amazônia, organizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O evento tem como objetivo promover encontros e debates para identificar oportunidades e desenvolver o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto Socioambiental na Amazônia.
Durante o dia acontecem três painéis, que irão abordar temas com foco na discussão de negócios de impacto, dentre eles, “Gargalos, Dificuldades e Desafios para os negócios de impacto socioambiental na Amazônia”, que tem como uma das instituições participantes a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A instituição foi convidada para falar sobre sua sua experiência no campo dos negócios de impacto que, além de gerar receita, possuem o propósito de gerar impacto positivo à conservação da natureza. “A iniciativa Araucária +, desenvolvida com o objetivo de gerar inovação em negócios que contribuem para a conservação da floresta com araucárias, por exemplo, é desenvolvida no estado de Santa Catarina, mas é um exemplo que tem dado certo e que pode servir como modelo. Aproveitaremos a oportunidade desse encontro para discutir as principais lacunas e oportunidades com os participantes”, analisa o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário e representante da instituição no Fórum, Guilherme Karam.
No mesmo painel, que será mediado por Mariano Cenamo, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), também foram convidados Maure Pessanha, da Artemisia; Luís Fernando Laranja, da Kaeté Investimentos; e Juliana Telles, da Impact Hub Manaus. Nos outros dois painéis serão abordados os temas “Casos de negócios de impacto socioambiental na Amazônia” e “Veículos de Investimento e Instrumentos Financeiros para negócios de impacto socioambiental na Amazônia”.
O Fórum será realizado no Hotel Gran Estanplaza Berrini, em São Paulo (SP), das 8h às 17h. O encontro é gratuito, aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link. As vagas são limitadas.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.